Novo Instituto DLR em Zittau: 32 milhões de euros para o futuro verde!

Novo Instituto DLR em Zittau: 32 milhões de euros para o futuro verde!

Zittau, Deutschland - Em Zittau, no coração da Upper Lusatia, um desenvolvimento extremamente significativo é iniciado hoje em dia: a construção de um novo Instituto de Processos Industriais Pobres, responsável pelo Centro Alemão de Aeroespace (DLR) . Um total de 32 milhões de euros fluem para este projeto ambicioso, que é completamente coberto pelo financiamento. A pedra fundamental foi lançada em junho de 2024 e o trabalho deve ser concluído até o final do próximo ano. O novo instituto está sendo construído em uma área espaçosa de 1,58 hectares entre Schramm, Hochwald e Friedrich-Schneider-Straße.

O DLR fundou o Instituto em 2019 para avançar na descarbonização de várias indústrias. Além do local em Zittau, atualmente também existe um em Cottbus, onde 32 funcionários em pesquisa e administração já estão funcionando. O número de funcionários deve subir para 60, o que não apenas mostra um bom talento para os desenvolvimentos econômicos, mas também fortalece a cooperação com parceiros regionais, como o fabricante de lanches Lorenz e o fabricante especializado em papel Felix Schoeller . Dessa forma, a eficiência energética na produção deve ser aumentada e os combustíveis fósseis devem ser reduzidos na produção de alimentos, papel e outros materiais.

Progresso através da inovação

Uma preocupação central do novo instituto é o desenvolvimento de bombas de calor de alta temperatura para o uso de calor residual, que são indispensáveis ​​para um suprimento de energia sustentável na indústria. A indústria tem uma alta necessidade de suprimento de calor industrial - cerca de 70 % da energia necessária é necessária na forma de calor, com apenas cerca de 15 % deles sendo fornecidos por tecnologias renováveis. A maioria continua a vir de combustíveis fósseis, que gera grandes quantidades de gases de efeito estufa, especialmente CO₂. É por isso que são necessárias soluções inovadoras para projetar processos de produção com emissões mínimas de CO₂. Entre outras coisas, o DLR lida com a conversão de usinas a carvão em fornecedores de energia pobre e lançou vários projetos, incluindo o desenvolvimento de uma metodologia de design para circularidade para a retornabilidade das matérias-primas.

Alguns dos outros projetos de DLR incluem o desenvolvimento de soluções de energia para indústrias difíceis que não podem simplesmente ser alteradas para sistemas elétricos, em particular a indústria siderúrgica. O foco está na substituição de carvão e coque por hidrogênio. O uso de hidrogênio pode ser uma revolução real na área de suprimento de energia, pois não é apenas eficiente, mas também contribui significativamente para a redução de CO₂.

Pesquisa e ensino em foco

Além da pesquisa, o DLR também oferece inúmeras opções para estudantes interessados ​​em tópicos como conceitos de calor ou descarbonização do processo verde. As teses de bacharel e mestrado, bem como promoções nesses tópicos inovadores, estão no programa. Assim, o instituto não é apenas um centro de excelência científica, mas também um futuro local de treinamento para os especialistas de amanhã.

No geral, pode -se dizer que o novo Instituto DLR em Zittau é um passo importante na direção certa para atingir os objetivos de energia e clima do futuro. As iniciativas desenvolvidas lá não só poderiam apoiar as empresas locais, mas também abrir caminho para uma indústria mais sustentável e estabelecer um sinal na luta contra as mudanças climáticas. Um projeto que "existe" e não apenas a região, mas toda a indústria.

Para mais informações, visite as páginas do DLR e o cluster para descarbonização, que oferecem informações valiosas sobre os processos e projetos. [Sächsische.de] (https://www.saechsische.de/lokales/Geerlitz-LK/LOEBAU/32-MILLION-EURO-INVESTIÇÃO-NEUBAU-DLR-STITTUTS-EM-ZITAU-FLAN-TURHSWBNDVENDSBJEPTBNFBRE-DSWBLENDSTUTS-NUZITATAU-FLAN-TURHSWBLEGNBNSWBLENGSTUTSTUTS-NURZTUM-FLAN-ITHSWBLENDSTHBLEM do edifício dlr.de e [cluster-dekarbonization.de] (https://www.cluster-dekarbonization.de/de/themen/forschung-und-lehre/dlr-e-e-e-e-v-f jog3%bcr-co2-armhe- Arme-Industrial Processos.

Details
OrtZittau, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)