Leipzig celebra CSD 2025: 20.000 pessoas enviam um sinal forte!
CSD Leipzig 2025: Participação de 20.000 pessoas, lema “Ficamos aqui!”, festival de rua na Augustusplatz e informações de segurança.

Leipzig celebra CSD 2025: 20.000 pessoas enviam um sinal forte!
Hoje, 28 de junho de 2025, Leipzig é o local onde a comunidade queer se reunirá para celebrar o Christopher Street Day (CSD) e manifestar-se contra a discriminação. Sob o lema “Vamos ficar aqui!” Espera-se que um total de cerca de 20 mil pessoas celebrem a sua identidade e os seus direitos. A largada será dada às 11h30 com um comício em frente à ópera na Augustusplatz, onde tomarão a palavra os dois moderadores Lili Alexander e Oliver Viehweg. O conhecido músico Sebastian Krumbiegel atua como embaixador, que também quer sensibilizar para as preocupações da comunidade queer, como lvz.de relatado.
A grande manifestação começa às 13h. e é esperado de volta à Augustusplatz por volta das 16h. No seu percurso pela cidade, os participantes são apoiados por 24 iniciativas, grupos, empresas e festas, incluindo representantes queer de empresas como DHL, Porsche, Ikea e Rewe, bem como do Leipzig Ballet e das Devious Drag Maids.
O percurso das celebrações
O desfile acontecerá pelas seguintes ruas:
- Grimmaischer Steinweg
- Johannisplatz
- Prager Straße
- Ostplatz
- Johannisallee
- Straße des 18. Oktober
- Bayrischer Platz
- Grünewaldstraße
- Roßplatz
- Schillerstraße
- Petersstraße
- Markt
- Salzgässchen
- Reichsstraße
- Innenstadtring
- Willy-Brandt-Platz
- Goethestraße
As celebrações na Augustusplatz, incluindo uma festa de rua, começam às 16h. e está previsto para terminar por volta das 20h. O clima está no seu melhor hoje, com temperaturas em meados do verão em torno de 30 graus. Para matar a sede dos participantes, existem bebedouros gratuitos em Johannisallee e na Bayerischer Bahnhof, bem como na Augustusplatz.
Preocupado com a segurança
Os organizadores tomaram precauções em relação à segurança e não esperavam contra-comícios como o que ocorreu lvz.de informado. Porém, é recomendado que todos os participantes cheguem em grupos. Além disso, temas como discriminação e segurança também são muito importantes em ocasiões quase festivas. Nos últimos anos, tem havido um aumento preocupante de crimes anti-queer na Alemanha.
De acordo com a Associação Federal de Investigadores Criminais (BKA), foram registados um total de 1.785 casos de crimes de ódio contra pessoas LGBTIQ* em 2023, o que representa um enorme aumento em comparação com anos anteriores. A Ministra do Interior, Nancy Faeser, apelou, portanto, à repressão consistente desta violência. O notícias diárias salienta a importância não só de punir legalmente os crimes anti-queer, mas também de sensibilizar a sociedade.
As iniciativas do CDS estão ativamente empenhadas em aumentar a sensibilização para as questões queer, não só na sociedade, mas também nas agências responsáveis pela aplicação da lei. É importante que estas questões sejam levadas a sério e tratadas de forma sustentável, a fim de permitir um futuro livre de discriminação. Desde 2021, também existem pessoas de contacto para questões queer no Ministério Público de Leipzig, o que representa um primeiro passo na direção certa csd-leipzig.de relatado.
Por último, mas não menos importante, o CSD Leipzig ainda procura voluntários que queiram ajudar como comissários na manifestação. Há um pequeno agradecimento a quem ajudar em forma de vaga na lista de convidados do Baile do Orgulho. Uma ótima oportunidade de ser parte ativa deste importante evento!