Fornecimento de calor sustentável: conceitos de energia comunitária em foco
Fornecimento de calor sustentável: conceitos de energia comunitária em foco
Deutschland - Na Alemanha, o suprimento de calor está cada vez mais sujeito a uma mudança que promete um futuro sustentável. Mais de 50% do consumo final de energia se deve ao suprimento de calor, que é amplamente coberto por combustíveis fósseis, como gás e petróleo. Em vista dos altos custos de aquecimento devido ao aumento dos preços da energia, é crucial encontrar novas abordagens.
Para dominar os desafios de futuros suprimentos de calor, muitas cidades e municípios começaram a criar planos de calor municipais. Esses planos fazem parte das estratégias para reduzir as emissões de CO2, com a proporção atual de energias renováveis no suprimento de calor municipal em 2023 apenas 18,8 %. A parte principal está relacionada a gás natural e carvão.
Modelos de suprimento de calor da comunidade e eletricidade de inquilino
Os conceitos de suprimento de calor eficaz geralmente se concentram em sistemas comunitários, como redes de aquecimento locais, que são particularmente usadas em trimestres densamente povoados com muitos prédios de apartamentos. Entre outras coisas, elas podem ser alimentadas por calor residual de empresas ou energia geotérmica. As usinas combinadas de calor e energia que são operadas com biogás também podem fazer parte desses novos sistemas. Os inquilinos e proprietários de edifícios são co -projetadores ativos nesses processos, com iniciativas podem assumir que as empresas habitacionais municipais e os fornecedores do setor privado. Os usuários também têm a opção de fundar suas próprias cooperativas, na qual isso está associado a um aumento do esforço.
Uma opção interessante é o modelo de eletricidade do inquilino, que permite que a eletricidade gerada por auto -gerada use as bombas de calor para melhorar a economia e a neutralidade climática. No entanto, altos obstáculos burocráticos devem ser observados. Um suprimento de construção da comunidade (GGV) promove a instalação de sistemas fotovoltaicos em edifícios de apartamentos, o que permite a fonte de alimentação sem impostos e impostos para os inquilinos.
Planejamento de calor estratégico e suporte estatal
A Lei de Planejamento de Calor, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2024, exige que novas redes de aquecimento passam para pelo menos 65% da geração líquida de calor a partir de energias renováveis ou calor residual. O governo federal fornecerá um total de 500 milhões de euros para apoiar os planos de calor municipais até 2028. Além do inventário e possíveis análises para determinar o requisito de calor e as fontes de calor disponíveis, também incluem o planejamento das infraestruturas.
Os requisitos para as redes de aquecimento existentes são ambiciosos: até 2030, eles precisam obter 30% e até 2040 até 80% do calor de fontes renováveis ou calor residual. Para apoiar essa mudança, também é apontado que a economia aumenta com o número de edifícios fornecidos. Existem também numerosos serviços de consultoria do governo local para facilitar o estudo de viabilidade para novos projetos.
Desafios e perspectivas da mudança de calor
Um estudo da economia pública, infraestrutura e interesse geral na Universidade de Leipzig mostrou que uma transformação em sistemas de calor neutro climática será procurada até 2045. Os participantes e as empresas de fornecimento de energia envolvidas enfatizam que a transição de calor tem muitas oportunidades para desenvolvimentos regionais. No entanto, existem riscos, por exemplo, na forma de situações de orçamento tenso e gargalos de pessoal. Uma proposta inclui as formações de cooperações entre os pequenos municípios para agrupar os recursos.
A implementação dessas mudanças de alcance distante requer investimentos consideráveis que chegam a cerca de 10,8 bilhões de euros. Portanto, os sistemas e práticas estabelecidos devem ser reconsiderados para fornecer calor de maneira sustentável e econômica. Embora os planos e análises estejam indo agora, a implementação do processo de mudança é crucial para o design de um futuro amigável para todos os cidadãos da Alemanha.
Para obter mais informações sobre os planos de calor municipal e as estratégias associadas, visite bmwsb e kowid Details Ort Deutschland Quellen
Kommentare (0)