Sachsisch em mudança: as crianças descobrem uma nova geração de dialeto!
Sachsisch em mudança: as crianças descobrem uma nova geração de dialeto!
Leipzig, Deutschland - Na Saxônia, um emocionante desenvolvimento linguístico está sendo observado atualmente. Muitas crianças acham que quase não há dialeto saxão em sua área. Uma questão comum das crianças é: "Por que elas falam tão estranhas?" Essa incompreensão mostra que o saxão tradicional perde importância para a geração mais jovem. A resposta de suas mães que "soa saxônica" ilustra a discrepância entre os hábitos linguísticos das diferentes faixas etárias. De acordo com Simon Oppermann, da Universidade de Leipzig, no entanto, o saxão não morreu, isso apenas muda. Os fenômenos linguísticos antigos são menos audíveis, enquanto em cidades como Leipzig novos elementos linguísticos regionais surgem que geralmente não são identificados como tal.
A mudança no dialeto pode ser observada em áreas urbanas, onde a mobilidade e a mistura da população significam que os dialetos fortemente pronunciados são falados com menos frequência. Um influxo de pessoas de outras regiões significa que o dialeto se torna impraticável. As crianças que crescem com o alemão padrão geralmente não estão mais familiarizadas com um dialeto forte e não adotam suas características. Por outro lado, o dialeto é amplamente preservado nas áreas rurais, onde a população é frequentemente baseada em gerações. Variantes de idiomas pequenas pequenas podem preservar melhor em comunidades estáveis.
Pesquisa no Tu Dresden
Uma preocupação importante do projeto é a necessidade de manter a situação real da linguagem, a fim de combater preconceitos e estigmatização. As questões de pesquisa incluem, entre outras coisas, se a área da língua saxônica é uma exceção nos países que falam alemães e que diferenças no conhecimento cultural -histórico da linguagem estão nas várias regiões da Saxônia. Um aspecto interessante é a distinção de 21 dialetos que foram mapeados em 1969 com base em gravações de som. Os resultados desta pesquisa foram resumidos em um site especial e são abertos ao público.
O papel dos dialetos na pesquisa
Os dialetos não apenas desempenham um papel importante na identidade cultural na Saxônia, mas também em toda a área de língua alemã. A pesquisa sobre dialetos tem como objetivo registrar e apreciar seu significado e diversas facetas. Estudantes e pesquisadores lidam com a questão de como os dialetos podem ser preservados e promovidos para criar uma melhor compreensão das culturas regionais de linguagem. Informações adicionais sobre isso podem ser visualizadas no site da Pesquisa de dialetas. Em resumo, pode -se dizer que o dialeto saxão está sujeito a mudanças, mas ainda é uma parte animada da identidade saxônica. Enquanto a geração jovem está experimentando outras influências linguísticas, o dialeto permanece mais ancorado nas áreas rurais e, portanto, representa um legado valioso.Mais detalhes sobre os desenvolvimentos do idioma na Saxônia podem ser encontrados nos artigos de mdr href = "https://tu-dresden.de/gsw/lk/germanistik/gls/forschung/forschungsprojekte/dialect-in-sachsen"> tu dresden
e Research dialeto .Details | |
---|---|
Ort | Leipzig, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)