Sete anos após a cirurgia gástrica: o novo estilo de vida de Dominik é emocionante!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dominik Richter, 33 anos, fala sobre sua operação no estômago e a nova atitude diante da vida após perder peso em Meißen.

Dominik Richter, 33 Jahre alt, spricht über seine Magenoperation und das neue Lebensgefühl nach dem Abnehmen in Meißen.
Dominik Richter, 33 anos, fala sobre sua operação no estômago e a nova atitude diante da vida após perder peso em Meißen.

Sete anos após a cirurgia gástrica: o novo estilo de vida de Dominik é emocionante!

A decisão de fazer uma cirurgia no estômago muda a vida de muitas pessoas – um exemplo disso é Dominik Richter, de 33 anos, que mora em Lampertswalde. Ele foi operado por causa de seus problemas de longa data com excesso de peso e hoje, sete anos após a operação, ele relembra com satisfação sua decisão. Ele relata não se arrepender da operação e enfatiza com segurança que “faria tudo de novo”. Ele pesava mais de 180 quilos e tinha dificuldade em encontrar roupas que lhe servissem. Hoje ele atribui especial importância às camisas atraentes que podem ser facilmente enfiadas nas calças e sublinham a sua nova atitude perante a vida. Graças à operação, não só seu peso foi reduzido, mas sua qualidade de vida também melhorou significativamente, como relata Sächsische.de.

A obesidade, considerada uma doença generalizada na Alemanha, afecta entre 16 e 24 por cento da população e é frequentemente acompanhada de comorbilidades graves, como hipertensão e diabetes. Em 2023, foram realizadas mais de 26.000 operações bariátricas na Alemanha – um aumento dramático em relação às cerca de 5.000 operações em 2010. O método mais comum é a gastrectomia vertical, na qual o volume do estômago é reduzido. Isto mostra que cada vez mais pessoas procuram a intervenção cirúrgica para mudar a sua situação de vida, especialmente quando as terapias convencionais falham. Curiosamente, ajustes de longo prazo no estilo de vida também são cruciais para garantir o sucesso a longo prazo da operação, como enfatiza Apotheken Umschau.

Consequências da cirurgia e estudos de longo prazo

Os cuidados posteriores após a cirurgia bariátrica não devem ser subestimados. Cerca de três quartos das pessoas operadas têm de planear visitas regulares ao hospital. Muitas vezes, essas visitas são necessárias devido a complicações ou problemas de saúde mental. Uma preocupação comum entre os pacientes são as complicações tardias, como azia ou deficiências nutricionais, especialmente deficiências de micronutrientes. Um estudo descobriu que quase metade dos pacientes com obesidade apresentava sinais de deficiência de micronutrientes, sendo a vitamina D particularmente afetada. O tecido adiposo armazena vitamina D, que pode influenciar os níveis sanguíneos, mostra um estudo. Os resultados mostram que a ingestão equilibrada de nutrientes após a cirurgia é essencial para que os pacientes se beneficiem dos efeitos positivos dos procedimentos, relata PMC.

As informações anteriores devem ser vistas de forma crítica de vez em quando, pois nem todos os valores de micronutrientes se correlacionam claramente com uma deficiência de saúde. A vitamina B12 e outros nutrientes em particular demonstraram em vários estudos que os seus valores nem sempre refletem a saúde atual. Em pacientes com obesidade, a inflamação subclínica pode influenciar significativamente o estado de micronutrientes. No geral, cuidados posteriores completos são de extrema importância para as pessoas após uma cirurgia de estômago, a fim de melhorar de forma sustentável a qualidade de vida e minimizar os riscos à saúde.