Pai de Dorfchemnitz luta por uma nova felicidade na vida após a leucemia!
Tobias Wittig, de Dorfchemnitz, supera a leucemia graças à doação de células-tronco. Sua coragem de viver e sua família dão esperança.

Pai de Dorfchemnitz luta por uma nova felicidade na vida após a leucemia!
Tobias Wittig, um pai de 39 anos de Dorfchemnitz, lutou com sucesso contra a leucemia. Há seis meses ele recebeu uma doação de células-tronco, o que lhe permitiu voltar à vida. “Estar com minha esposa Janin e nossos três filhos é um bálsamo para a alma”, ele descreve sua alegria pelos pequenos, mas valiosos momentos que agora pode desfrutar novamente. Lentamente, mas com segurança, seu sistema imunológico está se reconstruindo, embora ele ainda precise ter cuidado para não ser infectado por bactérias ou fungos que poderiam ser perigosos para ele.
O processo de doação de células estaminais, muitas vezes inevitável no caso de cancro do sangue, pode fazer a diferença entre a vida e a morte de muitos pacientes. Todos os anos, cerca de 22.000 pessoas morrem de leucemia na Alemanha. Quando as terapias convencionais, como a quimioterapia, já não ajudam, o transplante de células estaminais é muitas vezes o último recurso. Isso é necessário porque as células-tronco do sangue são responsáveis pela produção de todas as células sanguíneas, conforme explica um especialista da Clínica de Hematologia. Após o tratamento quimioterápico destinado a eliminar células malignas, as células-tronco do doador são transferidas por infusão para o corpo do receptor, onde, idealmente, crescem na medula óssea.
O papel dos doadores de células-tronco
A necessidade de doadores de células-tronco é inegável, mas encontrar um doador adequado depende de diversas características das células. Os doadores jovens, em particular, aumentam significativamente as probabilidades de sucesso do transplante. Infelizmente, o Registo Alemão de Doadores de Medula Óssea (DKMS) registou recentemente um declínio no número de dadores registados. Apenas 25% dos doadores registados têm entre 18 e 30 anos de idade, apesar de representarem impressionantes 65% das doações. Este ano, cerca de 150 mil pessoas deixarão o arquivo DKMS por motivos de idade, aumentando a pressão para encontrar novos doadores. Apenas cerca de um por cento dos dadores registados podem realmente ser considerados para um transplante.
Globalmente, parece que a necessidade de dadores de células estaminais continua elevada. Os desafios de encontrar doadores adequados tornam a vida de pacientes como Tobias Wittig particularmente difícil, mas a sua recuperação é um vislumbre de esperança para muitos outros doentes. O seu exemplo deixa claro como é importante registar-se como potencial doador e talvez até salvar vidas.
Mais informações sobre a doação de células-tronco e sua importância podem ser encontradas em ZDF Today, onde os aspectos descritos do procedimento e a necessidade de doadores são explicados com mais detalhes. Os leitores também podem ler mais sobre a história pessoal de Tobias Wittig em Freie Presse.