Kita Windrädchen em Mühlbach à beira do fechamento: crise de nascimento atinge Frankenberg
Frankenberg, no centro da Saxônia, enfrenta o fechamento de creches devido à queda nas taxas de natalidade e às vagas não utilizadas. Decisão até ao final de 2025.

Kita Windrädchen em Mühlbach à beira do fechamento: crise de nascimento atinge Frankenberg
Em Frankenberg, uma cidade no coração da Saxónia Central, a evolução demográfica lança uma sombra negra sobre o cuidado das crianças. Foi relatado um declínio dramático nas taxas de natalidade Blick.de: Dos mais de 100 recém-nascidos por ano há alguns anos, apenas cerca de 55 crianças permanecem todos os anos. Este desenvolvimento alarmante significa que as creches e creches locais muitas vezes não estão nem perto da capacidade máxima.
Existem atualmente 233 vagas em creches e 502 jardins de infância disponíveis para os cidadãos mais jovens em Frankenberg, muitas das quais permanecem vazias. Com um excedente de 99 creches e 60 vagas em jardins de infância, a necessidade já não é satisfeita. As previsões até ao ano letivo de 2030/31 indicam uma nova diminuição do número de vagas exigidas: prevê-se que num futuro próximo sejam necessárias 126 vagas em creches e 279 em jardins de infância.
Decisões difíceis para a creche “Windrädchen”
A situação na creche “Windrädchen” no distrito de Mühlbach é particularmente preocupante, onde existem apenas duas inscrições para o próximo ano de creche 2026/27. Para manter operações estáveis, a instalação precisaria de cinco a dez registros por ano. A decisão sobre o encerramento da creche deverá ser tomada no final de 2025, o que coloca grandes desafios às famílias afetadas e à equipa.
Pelo menos na fase de transição, a cidade tentará oferecer soluções socialmente aceitáveis. Os educadores poderiam ser transferidos para outras instituições; a rescisão não está planejada. “Mantemos transparente a comunicação com o conselho de pais e com o pessoal da creche”, garante o prefeito Gerstner.
Tendências demográficas no leste da Alemanha
A situação em Frankenberg não é um caso isolado. Uma análise além das fronteiras nacionais revela tendências semelhantes. Alto ZDF.de As creches na Turíngia também enfrentam o mesmo problema: a taxa de natalidade caiu 52% nas últimas décadas. Por exemplo, a creche “Pinoccio” em Erfurt enfrenta dificuldades com apenas 10 crianças registadas, enquanto 35 vagas estão disponíveis.
A mudança demográfica tem muitas facetas – desde o declínio assustador do número de mães potenciais (em Frankenberg este número caiu quase 50% desde a década de 1980) até às incertezas económicas e sociais que acompanham este desenvolvimento. O Estado Livre da Turíngia também está a tentar contrariar esta situação com novos projetos familiares, mas os desafios permanecem.
Uma solução possível para as comunidades poderia ser a criação de ofertas familiares que atraiam famílias jovens. Por exemplo, o município de Bad Tabarz está a planear um campus para crianças e jovens para inverter a tendência demográfica.
Actualmente, resta saber como os responsáveis em Frankenberg e outras cidades afectadas reagirão ao futuro demográfico incerto e aos desafios que acompanham este desenvolvimento. Uma coisa é certa: o cuidado contínuo e a criação de qualidade de vida para as famílias serão uma tarefa central nos próximos anos.