Campo de concentração de Sachsenburg: 1,46 milhões de euros garantidos para memorial!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O governo do estado saxão garante a expansão do memorial de Sachsenburg com 1,46 milhões de euros até 2028.

Die sächsische Landesregierung sichert den Ausbau der Gedenkstätte Sachsenburg mit 1,46 Millionen Euro bis 2028.
O governo do estado saxão garante a expansão do memorial de Sachsenburg com 1,46 milhões de euros até 2028.

Campo de concentração de Sachsenburg: 1,46 milhões de euros garantidos para memorial!

O governo do estado saxão tem grandes planos para o memorial no local do antigo campo de concentração de Sachsenburg. Como Mundo jovem relatórios, o primeiro-ministro Michael Kretschmer (CDU) decidiu disponibilizar cerca de 1,46 milhões de euros para a expansão. Isto significa que nada impede a conclusão do memorial até 2028. O financiamento federal de até 2,5 milhões de euros também permanece garantido.

O futuro do memorial inicialmente parecia tudo menos otimista. Não foram inicialmente previstos quaisquer fundos no atual projeto de orçamento para 2025/26. Mas agora a ministra da Cultura, Barbara Klepsch, anunciou que o financiamento foi garantido e foram encontrados fundos adicionais de cerca de 1,7 milhões de euros. A construção continua, o que preserva a esperança de um memorial abrangente. Esta informação também vem de um relatório da notícias diárias.

Um importante lugar de lembrança

O campo de concentração de Sachsenburg é considerado um dos primeiros campos de concentração criados pelos nazistas - um lugar cheio de uma história sombria, onde cerca de 10.000 pessoas, incluindo judeus e oponentes do regime, foram mantidas prisioneiras até 1937. O local também tem um triste significado para prisioneiros conhecidos, como o escritor Bruno Apitz e o editor Walter Janka, conforme documentado em vários memoriais às vítimas do nacional-socialismo, por exemplo no Wikipédia.

Um memorial do artista Hanns Diettrich, criado em 1968, fica bem em frente ao futuro memorial e homenageia as vítimas. Apesar da demolição da villa do ex-comandante em 2022, que foi fortemente criticada pelo grupo de trabalho do campo de concentração de Sachsenburg e pelos conservacionistas de monumentos, o memorial continua a ser um símbolo de memória e advertência para muitos.

Os planos financeiros mostram que o estado da Saxónia está determinado a não deixar que os obstáculos desta história caiam no esquecimento. Com um total de cerca de 6,9 ​​milhões de euros agora necessários, o compromisso é claro, ainda que os preços da construção tenham aumentado cerca de 38%. Os fundos consistem em 2,5 milhões de euros do governo federal e 3,5 milhões de euros do Estado Livre da Saxónia, o que sublinha a importância deste memorial.

O local de memória não é apenas um memorial importante para a reconciliação com o passado, mas também desempenha um papel no exame da história nazista a nível regional e até nacional. Sachsenburg continuará, portanto, a ser um ponto central de memória para as vítimas do Nacional-Socialismo.