Controlos chocantes: 69 infrações ao transporte de animais na A4!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, a polícia de trânsito da Saxônia Central deteve mais de 60 infrações ao transporte de animais na A4.

Am 10. und 11. November 2025 stoppte die Verkehrspolizei in Mittelsachsen über 60 Verstöße bei Tiertransporten auf der A4.
Nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, a polícia de trânsito da Saxônia Central deteve mais de 60 infrações ao transporte de animais na A4.

Controlos chocantes: 69 infrações ao transporte de animais na A4!

O que está acontecendo na A4 em Lichtenau? Nos dias 10 e 11 de novembro, a delegacia de trânsito de Chemnitz, o Serviço Veterinário da Saxônia Central e a polícia tcheca realizaram uma viagem de inspeção conjunta para verificar o transporte de animais suspeitos. O objetivo da medida era garantir a proteção dos animais e identificar violações das leis aplicáveis. Foram fiscalizados 34 veículos, sendo 32 caminhões e carretas e dois automóveis com carreta. As autoridades provaram um número chocante de 69 infrações administrativas, como relata Blick.de.

Destas violações, mais de três dezenas envolveram casos em que os períodos de condução e de descanso foram ignorados. Houve também quatro violações de sobrecarga e oito violações da Lei de Bem-Estar Animal. As deficiências no transporte de animais são particularmente preocupantes: alguns animais não receberam água durante longos períodos de tempo e a limpeza das caixas de transporte também deixou a desejar. Um motorista chegou a transportar sete leitões a mais, o que não é apenas ilegal, mas também extremamente antiético.

Antecedentes dos controles

A lentidão dos controlos está a abrir um buraco profundo no sistema, onde a responsabilidade pelo bem-estar dos animais cabe a todos os envolvidos no transporte, sejam as empresas de transporte, os organizadores ou os motoristas. Você deve cumprir o regulamento da UE, em vigor desde 5 de janeiro de 2007. Este regula o transporte de vertebrados vivos dentro da UE e estabelece requisitos específicos, como qualificações para motoristas. Uma vez concedidas, as aprovações são válidas por cinco anos e são registradas em um banco de dados eletrônico, conforme explica BMELH.

Para transportes de longa distância de 8 horas ou mais, deverão ser apresentados documentos especiais que garantam o bem-estar dos animais. As autoridades sujeitam os transportes a uma inspecção rigorosa, não só na partida, mas também nos postos de fronteira.

Proteção dos animais na UE – Um processo de reforma urgentemente necessário

Na UE, as pessoas criam mais de 150 milhões de cães e gatos. Neste contexto, a Comissão da UE propôs agora uma maior normalização para a manutenção e transporte de animais. Um relatório da Tagesschau mostra que as novas regras devem aplicar-se não apenas aos animais para abate, mas também aos animais de estimação. O objetivo é claro: melhorar o bem-estar animal e prevenir maus tratos e negligência.

Os regulamentos planeados incluem, entre outras coisas, normas mínimas para criadores e abrigos de animais, que se destinam a garantir que os animais sejam tratados de forma adequada à espécie. Os requisitos de transporte também deverão tornar-se mais rigorosos: a duração máxima das deslocações ao talho deverá ser limitada a 9 horas e para os restantes transportes a 21 horas, sendo obrigatória a pausa de uma hora após as 10 horas. Esta reforma das regras de transporte de animais é a maior mudança em duas décadas e é ativamente apoiada pelo Ministro Federal da Agricultura, Cem Özdemir.

Como mostram os recentes incidentes na A4, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir o bem-estar dos animais a todos os níveis. Os controlos devem ser intensificados e as violações das regras devem ser tratadas de forma decisiva por todos os envolvidos. Em última análise, os animais não devem ser vistos apenas como mercadorias de transporte, mas devem ter um lugar respeitoso na nossa sociedade.