Celebração no jardim da tecnologia: história de mineração e a nova morte de amigos!

Celebração no jardim da tecnologia: história de mineração e a nova morte de amigos!
Freital, Deutschland - Quando você percorre a paisagem pitoresca do Erzgebirge, você fica um pouco delirante. Mas nesta região, conhecida por suas impressionantes montanhas, uma história sombria também está enraizada - o tempo da mineração de urânio. Esta parte do passado ganha vida no jardim de tecnologia do Burgk Castle, em Freital. A exposição atual do gabinete intitulada "On the Shaft A Red Star" documenta impressionantemente a história da mineração de minério de urânio entre 1947 e 1989.
20 anos atrás, a exposição foi aberta com o objetivo de manter a memória do leste do Wismut AG, que estava ativo aqui de 1954 e 230.000 tons de urino. Esse número faz do Bismuto o quarto maior produtor de urânio do mundo e um componente central da indústria nuclear soviética na área de ocupação alemã. Os poderes de ocupação soviéticos queriam explorar os depósitos de urânio o mais rápido possível no período pós -guerra, independentemente das pessoas e da natureza, e assim as instalações de mineração foram realizadas em estrita confidencialidade, geralmente sob proteção militar.
A exposição "On the Shaft A Red Star" será visitada até 3 de agosto e oferece uma variedade de exposições técnicas de Montan, incluindo uma ferramenta impressionante, locomotivas e até uma máquina de 18 -Ton. Essas exposições vêm da empresa de mineração “Willi Agatz” de Dresden-Gittersee e estão próximas da realidade da década de 1950. Um destaque do Steigerstube no castelo de Burgk é um escudo que mostra o caminho para a edição da Schnapps Brands and Soap, que conta uma anedota interessante a partir da época dos mineiros.
A morte de Buddy e a mineração moral
Um particularmente digno da vida de mineração foi o chamado "Buddy Death", um schnapps de 32 % que foi vendido como "conhaque para mineradores". Isso era isento de impostos a um preço de 1,60 marcas de GDR por litro por meio de certificados de autorização. Os mineiros que trabalhavam no metrô recebiam dois litros todos os meses, enquanto seus colegas tiveram que se contentar com um litro por dias. No caso de um cumprimento de padrões ou encerramento, a quantidade até aumentou. Se você ainda deseja aproveitar isso hoje, agora pode comprá -lo em provedores on -line por cerca de 60 euros.
O trabalho nas minas era frequentemente perigoso. Milhares de mineiros sofreram de pó arremessado ou câncer de pulmão; Cerca de 40.000 casos foram reconhecidos como uma doença ocupacional. Apesar desses riscos, o estado de mineração teve uma grande apreciação na região. Na pós -guerra, o Bismuto ofereceu muitos privilégios, como rações alimentares e benefícios sociais, o que foi uma fonte bem -vinda de renda para muitos. As pessoas também experimentaram um tempo economicamente ruim.
Renovação e as perspectivas de hoje
Hoje, a maioria dos eixos é selada e as placas memoriais na paisagem lembram o período de mineração anterior. A região mudou muito nas últimas décadas; O governo federal investiu mais de sete bilhões de euros em medidas de renovação desde que os locais do Wismuth foram fechados em 1991. Em 2050, outros dois bilhões de euros foram prometidos para esse processo abrangente de reforma para trazer a área ameaçada de volta à forma. Os acidentes de trabalho foram comuns durante a operação ativa e a vida cotidiana dos trabalhadores foi fortemente regulamentada. Hoje, a região é vista como um spa moderno, que representa uma mudança notável de um lugar antes conhecido como "Vale da Morte" para um lugar que oferece novas perspectivas.Uma visita ao Technikgarten no castelo de Burgk não é apenas uma jornada emocionante ao longo do tempo em um passado movimentado, mas também uma tarefa para o futuro - as memórias dos perigos, desafios e mudanças que a mineração de urânio trouxe com ela nunca deve ser esquecida. Quem não conseguiu sentir um toque de nostalgia em tudo isso, juntamente com uma olhada nos desenvolvimentos positivos que agora beneficiam a região?
Details | |
---|---|
Ort | Freital, Deutschland |
Quellen |