Kreischa está planejando um fornecimento de calor sustentável – uma pesquisa pública está chegando!
Kreischa está a planear um conceito para o fornecimento de calor sustentável com o envolvimento dos cidadãos e sem combustíveis fósseis até março de 2026.

Kreischa está planejando um fornecimento de calor sustentável – uma pesquisa pública está chegando!
Na bela comunidade de Kreischa, estamos a trabalhar arduamente num conceito para o futuro do fornecimento de calor. Uma solução sustentável com foco nas necessidades dos moradores será trabalhada até março de 2026. Os especialistas da Sächsische.de relatam que o planeamento térmico municipal deve conceber todo o quadro técnico para o fornecimento de calor. O parceiro oficial é a Sachsenenergie, que já está a trabalhar no planeamento térmico com outros municípios da Saxónia Oriental.
Os preparativos já estão a todo vapor. Um primeiro passo inclui um inventário completo e uma análise potencial da infraestrutura de aquecimento existente em Kreischa. Os planeadores especializados da Sachsenenergie concentram-se na exploração de energias renováveis e evitam conscientemente os combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo bruto e o gás natural. A comunidade estabeleceu como objetivo garantir um fornecimento de calor social, bem pensado e realista.
Participação cidadã
Outro ponto importante é o envolvimento dos moradores no processo de planejamento. Os responsáveis deixam claro que é desejada uma participação intensiva e que as necessidades dos cidadãos devem ser activamente incorporadas no planeamento. Isto é considerado essencial para o sucesso do projeto. A Sachsenenergie já está a apoiar dez municípios da região neste sentido e está a contribuir com uma experiência valiosa para o processo.
Os requisitos legais para o planeamento térmico municipal também desempenham um papel importante. Estes já estão ancorados na Alemanha e exigem que os municípios tratem detalhadamente do fornecimento de calor. A implementação deve ser juridicamente segura e prática. Fornece suporte para isso Energia Saxônia, que fornece modelos orientados para a prática e auxílios de trabalho. Estes podem ser adaptados individualmente às condições locais, mas tornam o planeamento muito mais fácil.
No relatório final de março de 2026, o plano de aquecimento pretende fornecer a base estratégica para futuros investimentos em infraestruturas de aquecimento sustentáveis. Será emocionante ver como a solução em Kreischa se desenvolverá e quais conceitos inovadores serão desenvolvidos pelos especialistas para criar um fornecimento de calor sustentável.
Os residentes aguardam com expectativa alguns meses interessantes em que possam assumir alguma responsabilidade não só pelo seu próprio fornecimento de calor, mas também por um futuro limpo.