Atenção, motoristas! A mudança de horário ameaça acidentes com animais selvagens em Vogtland!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Com a mudança de horário, aumenta o risco de acidentes com vida selvagem no distrito de Zwickau. A polícia dá dicas importantes de segurança.

Mit der Zeitumstellung steigt das Risiko von Wildunfällen im Landkreis Zwickau. Polizei gibt wichtige Sicherheitstipps.
Com a mudança de horário, aumenta o risco de acidentes com vida selvagem no distrito de Zwickau. A polícia dá dicas importantes de segurança.

Atenção, motoristas! A mudança de horário ameaça acidentes com animais selvagens em Vogtland!

O crepúsculo não só traz noites românticas, mas também aumenta o risco de acidentes envolvendo a vida selvagem. Com o fim iminente do horário de verão no próximo fim de semana, os motoristas em Colônia e arredores precisam ser particularmente cuidadosos. O motivo: a mudança de horário transfere o trânsito da hora do rush para o amanhecer e o anoitecer, quando os animais selvagens estão mais ativos. Alto Imprensa livre Os momentos mais importantes para potenciais acidentes com a vida selvagem são precisamente nestas fases.

Todos os anos, os acidentes com a vida selvagem aumentam nas estações mais escuras. A polícia alerta para os perigos que o outono traz consigo. No total, ocorreram mais de 276.000 acidentes com animais selvagens na Alemanha em 2024, o que corresponde a uma média de cerca de 750 por dia. Segundo informações de, existe o maior risco de acidentes ZDF especialmente ao entardecer, especialmente em estradas próximas a prados, campos e florestas.

Recomendações policiais

O que os usuários da estrada devem fazer se encontrarem um animal selvagem na estrada? O ADAC dá conselhos claros: os condutores devem travar de forma controlada, diminuir a intensidade dos faróis e buzinar várias vezes para orientar acusticamente o animal. Os animais selvagens muitas vezes não viajam sozinhos e outros animais podem segui-los. Se realmente ocorrer uma colisão, os especialistas recomendam segurar o volante e permanecer na faixa para evitar consequências mais graves.

O período de Outubro a Dezembro é particularmente crítico, uma vez que muitos animais selvagens são mais activos durante a época do cio. Isto é especialmente verdadeiro para os cervos, que poderão estar nas estradas com frequência nas próximas semanas. A probabilidade de ser atropelado por gatos selvagens também aumenta, à medida que os jovens gatos selvagens procuram as suas próprias áreas para vaguear. Estes animais são considerados em risco de extinção na Saxónia, razão pela qual se pede aos condutores que tenham mais cuidado em zonas arborizadas como Tempo relatado.

Consequências e quantidade de dano

As consequências dos acidentes envolvendo a vida selvagem são muitas vezes graves. Em 2024, ocorreram 149 acidentes com animais selvagens com pessoas feridas na Saxônia, 32 dos quais ficaram gravemente feridos. Isso mostra como é importante dirigir com cuidado, principalmente ao anoitecer. Além dos ferimentos humanos, o impacto financeiro é enorme: os danos causados ​​pelos acidentes com a vida selvagem ultrapassam os mil milhões de euros em todo o país. O valor médio dos danos por colisão ronda os 4.100 euros, o que representa um aumento de 250 euros face ao ano anterior.

Como lidar com um acidente com a vida selvagem também é importante. A polícia deve ser sempre chamada, mesmo que ninguém tenha ficado ferido. Emitir um certificado de acidente com animais selvagens e tirar fotografias do local do acidente são essenciais para uma rápida resolução de sinistros. Além disso, em muitos estados federais, um caçador deve ser informado e a caça morta ou ferida não pode ser tocada, pois isso geralmente é responsabilidade dos silvicultores ou dos inquilinos de caça.

Tendo isto em mente: Ao conduzir, preste especial atenção ao anoitecer e ao perigo associado à travessia de vida selvagem. O aumento da conscientização pode não apenas salvar a sua segurança, mas também a vida dos animais nas estradas.