Baluarte no Reinoldinum: A sociedade civil face à crise!
Noite de cinema e debate no Reinoldinum em 6 de novembro de 2025: Foco na sociedade civil face aos desafios da extremismo de direita.

Baluarte no Reinoldinum: A sociedade civil face à crise!
No dia 6 de novembro de 2025, acontecerá no Reinoldinum uma noite de cinema e debate que abordará uma questão muito atual e explosiva: A sociedade civil está em perigo? A noite começa às 19h. e é inaugurado pelo documentário “Bollwerk”, dirigido por Jakob Wehner. O filme aborda os desafios que os envolvidos na sociedade civil enfrentam em Wurzen, na Saxónia – uma região caracterizada pelo extremismo de direita. O foco está no comprometimento dos protagonistas da Rede pela Cultura Democrática e.V. e destaca a importância da coesão social em tempos difíceis.
Jakob Wehner estará presente pessoalmente e estará disponível para esclarecer dúvidas após a exibição. A discussão subsequente, na qual também participarão convidados de Wurzen, Zwickau e Dortmund, será particularmente emocionante. O foco aqui será em temas como as ameaças representadas pelo extremismo de direita e o fortalecimento da sociedade civil. O objetivo do evento é trocar experiências valiosas e desenvolver perspectivas viáveis que fortaleçam o espaço social. O organizador, a International Education and Encounter Association e.V. em cooperação com o Centro de Educação Evangélica no Distrito da Igreja de Dortmund e o Escritório de Respeito da Cidade de Dortmund, tornou a entrada gratuita. Não é necessária inscrição prévia.
O contexto social
A sociedade civil na Alemanha inclui cerca de 800.000 organizações que trabalham pela auto-capacitação e pelo bem-estar geral. Esta multiplicidade de iniciativas desenvolveu-se de forma constante ao longo dos últimos 40 anos e representa um importante pilar da coesão social. Mas não é segredo que esta coesão está a ser cada vez mais posta à prova, especialmente pelos desafios da globalização e da mudança das condições sociais. Vista desta forma, a importância da sociedade civil torna-se ainda mais clara, visto que é vista como um farol de esperança para a democracia e a integração. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios que não podem ser ignorados, como identidades e aspirações diferentes numa sociedade cada vez mais fragmentada.
A pandemia Corona, em particular, teve um impacto profundo na vida activa dos clubes, o que tem um impacto negativo na coesão social. Segundo análise da Agência Federal de Educação Cívica, há uma diminuição significativa do apoio à democracia e de uma percepção crítica do sistema político em vários grupos. No entanto, a confiança nos intervenientes da sociedade civil continua elevada e estes desempenham um papel central na negociação de conflitos de forma não violenta e atuando como locais integradores.
A necessidade de trocar ideias sobre esses temas é hoje mais evidente do que nunca. O evento no Reinoldinum oferecerá ao público a oportunidade de discutir os desafios atuais e buscar soluções em conjunto. Numa altura em que a coesão social raramente foi tão importante, os temas são óbvios e a noite poderá ser o início de novas abordagens e colaborações para permitir que a sociedade civil tenha novamente uma presença forte.