Policiais falsos em Zwickau: idosos fraudados na coleta de moedas!
Policiais falsos enganam idosos em Zwickau-Marienthal. A polícia alerta sobre novos golpes de ligações e dá dicas de segurança.

Policiais falsos em Zwickau: idosos fraudados na coleta de moedas!
Em Zwickau-Marienthal, falsos policiais saíram à espreita e roubaram a um casal de idosos uma valiosa coleção de moedas. Na tarde de segunda-feira, os aposentados receberam uma ligação ameaçadora de um suposto policial que alegou que vários assaltos haviam sido cometidos recentemente no bairro. Para garantir a segurança dos seus valores, os idosos foram aconselhados a ter os seus bens documentados. E como costuma acontecer com esses golpes, não demorou muito para enganar as vítimas inocentes. Por volta das 17h. um homem desconhecido apareceu em sua área residencial em Windberg e pouco depois assumiu a coleção de moedas do casal. Às 18h20 ele já havia desaparecido novamente, rumo à B 175. O valor das moedas roubadas é estimado em cerca de cinco dígitos. O perpetrador foi descrito como tendo cerca de 1,60 metros de altura, entre 20 e 25 anos e sotaque do Leste Europeu. Ele também usava uma camiseta branca com homens negros estampados e tinha cabelo preto curto. Nas últimas semanas, um total de 17 incidentes semelhantes foram relatados na área do Departamento de Polícia de Zwickau, o que levou a polícia a emitir um alerta urgente. Os cidadãos devem desconfiar particularmente de chamadas de pessoas desconhecidas e, em caso de dúvida, informar a polícia. Qualquer informação relevante pode ser prestada à Polícia Judiciária através do telefone (0375) 428 4480.
Vigilância é necessária
No entanto, os fraudadores não pretendiam apenas fazer travessuras nesta segunda-feira. Na terça e quarta-feira, várias pessoas de Zwickau também receberam insultos verbais de supostos policiais. Seis tentativas de fraude já foram denunciadas à polícia de Zwickau nestes dias. Em três casos, os chamadores relataram que os nomes dos chamados haviam sido encontrados na lista de um assaltante contratado. Em outros três casos, as vítimas foram confrontadas com a fraude de que havia uma investigação em curso contra funcionários do seu banco, que colocava em risco as suas poupanças. Um dos interlocutores foi até aconselhado a transferir seu dinheiro para uma conta específica. Felizmente, também aqui houve um exemplo positivo: um bancário atento percebeu a intenção de um senhor de 86 anos que queria transferir 9.500 euros e conseguiu evitar que algo pior acontecesse.
Uma bandeira vermelha para os idosos
As pessoas mais velhas são desproporcionadamente alvo de tais tentativas de fraude porque geralmente têm mais confiança e também podem ter menos experiência com esquemas de fraude modernos. Os truques mais comuns utilizados incluem o “truque do neto”, em que os fraudadores se passam por parentes e pedem dinheiro, bem como a “fraude de pedidos” e as “armadilhas de assinatura”. Os especialistas recomendam ser particularmente céticos quando estranhos solicitam dados ou transferências confidenciais. É aconselhável procurar aconselhamento de amigos ou familiares em tais situações e contactar imediatamente a polícia e o banco se suspeitar de fraude.
Não se deixe pressionar! A sabedoria da vida deveria ser assim: A desconfiança protege contra a fraude. É importante usar a sua própria intuição e, em caso de dúvida, pedir muito e não pouco.
Mais informações sobre fraudes atuais e medidas preventivas podem ser encontradas no site da Rádio Zwickau, Relógio de luz azul e Mantenha-se móvel.