Julgamento contra Susann Eminger: ajudante da NSU no tribunal!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No julgamento contra Susann Eminger, que ajudou os terroristas da NSU, está a ser examinado o papel do passado extremista de direita em Zwickau.

Im Prozess gegen Susann Eminger, die den NSU-Terroristen half, wird die Rolle der rechtsextremen Vergangenheit in Zwickau untersucht.
No julgamento contra Susann Eminger, que ajudou os terroristas da NSU, está a ser examinado o papel do passado extremista de direita em Zwickau.

Julgamento contra Susann Eminger: ajudante da NSU no tribunal!

Em Kirchberg, a sul de Zwickau, um julgamento em curso está a causar tensão e a atenção do público. André Eminger, um antigo neonazi que vive numa casa unifamiliar no país, deixou para trás o seu passado extremista de direita - ou pelo menos está a tentar fazê-lo. “Quero levar uma vida normal para os meus filhos”, enfatiza Eminger, que foi condenado a dois anos e meio de prisão no julgamento da NSU em 2018 porque forneceu apartamentos, cartões de seguro de saúde e casas móveis aos membros clandestinos da Resistência Nacional Socialista (NSU). Hoje ele está no programa de evasão e suspendeu o restante da pena em liberdade condicional. As autoridades de segurança continuam a classificar os Emingers como extremistas de direita, o que torna a situação mais complicada. [taz.de].

O julgamento contra Susann Eminger, esposa de André Eminger, começará em breve no Tribunal Regional Superior de Dresden. Ela é acusada de apoiar os terroristas da NSU. Será discutível se ela sabia dos atos devastadores, incluindo assassinatos com motivação racial. Se condenada, ela poderá pegar até 10 anos de prisão. O Ministério Público acusa-a de apoiar Beate Zschäpe, uma das principais autoras da NSU, disponibilizando-lhe, entre outras coisas, o seu cartão de seguro de saúde e dados pessoais. belltower.news fornece mais informações sobre este julgamento, que começa mais de 25 anos após o primeiro assassinato da NSU.

Processo e possíveis declarações de Beate Zschäpe

A pressão crescente sobre o poder judicial e as autoridades de segurança também se fará sentir nas próximas audiências, especialmente quando se espera que Beate Zschäpe seja testemunha no julgamento. O seu testemunho pode ser crucial para a defesa de Susann Eminger e para todo o julgamento. Zschäpe, que foi condenada à prisão perpétua em 2018, sinalizou no passado que está disposta a participar num programa de saída, o que cria complicações adicionais. No entanto, o julgamento não deve servir como uma oportunidade para restringir os direitos de Zschäpe, como é exigido pelas vítimas e pelos seus familiares.

Até o momento, Zschäpe testemunhou em diversas sessões na Polícia Criminal Federal e pode ter fornecido informações sobre Eminger que poderiam influenciar o veredicto do julgamento. As negociações estão marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro e 29 de janeiro. O Ministério Público Federal destacou que a condenação de Susann Eminger é “suficientemente provável” com base nas conclusões até o momento, o que poderia fortalecer a posição dos familiares das vítimas da NSU.

O complexo NSU em resumo

A NSU, que cometeu uma série de assassinatos por motivos raciais entre 2000 e 2007, chocou tragicamente a Alemanha. Entre 2000 e 2007, nove pessoas, a maioria da população migrante, e uma policial foram mortas. Além desses assassinatos, também foram cometidos três atentados a bomba e numerosos roubos. Isto não só representa um ponto de viragem, mas também realça as queixas e os fracassos das autoridades alemãs na abordagem ao terror extremista de direita. A Agência Federal de Educação Cívica (BPB) publicou um extenso dossiê sobre este tema, que abrange as diversas facetas do complexo NSU, os assassinatos, as reações da sociedade e os reveses do judiciário. bpb.de divide este dossiê em quatro áreas temáticas principais.

Os processos contra os Emingers estão a ser monitorizados de perto e documentados por várias iniciativas, incluindo a iniciativa antifascista NSU-Watch. Resta saber como o sistema judicial irá lidar com a complexa relação entre os perpetradores e os seus apoiantes e se os apelos ao esclarecimento e à justiça serão finalmente ouvidos. As próximas semanas e meses prometem insights adicionais e, esperançosamente, mais clareza no emaranhado do complexo da NSU.