Comitê de Coalizão: Programa imediato para alívio econômico!

Comitê de Coalizão: Programa imediato para alívio econômico!

Em 28 de maio de 2025, o primeiro comitê de coalizão do novo governo ocorreu sob a liderança do chanceler Friedrich Merz (CDU). O foco estava nos desafios econômicos e na criação de um "programa imediato", com quase 60 medidas que visam fortalecer a economia por meio de uma ofensiva de investimento. De acordo com süddeutsche zeitung , as primeiras decisões são tomadas antes que as férias são feitas.

O chanceler federal anunciou que, entre outras coisas, a depreciação especial para empresas e alívio em acusações de rede serão votados em julho. O chefe do SPD, Lars Klingbeil, enfatizou a urgência da ação rápida, a fim de apoiar e fortalecer a economia. Em particular, um “impulsionador de investimento” planejado visa criar cinco pontos percentuais por uma depreciação degressiva de investimentos de equipamentos de 30 % nos próximos três anos e uma redução subsequente no imposto sobre as empresas.

alívio planejado para cidadãos e empresas

No contexto do programa imediato, também existem medidas significativas para aliviar os cidadãos, que devem entrar em vigor em 1º de janeiro de 2026. Isso inclui a redução do IVA na catering de 19 % para 7 %, aumentando a taxa fixa de passageiros e a retrodução da descarga no agrenda. No entanto, a resistência dos estados federais contra essas medidas é forte porque eles temem que sejam financeiramente desfavorecidos. Merz rejeitou as demandas dos estados federais de suportar os custos do governo federal para esses regulamentos, o que tornou as negociações ainda mais difíceis.

Um dos desafios centrais da coalizão é a debureahratização que deve facilitar os investimentos. Isso inclui extensas revisões de planejamento, construção, meio ambiente, premiação e lei processual, que devem ser lançadas no verão. Merz também enfatizou a necessidade de superar a fraqueza do crescimento da economia.

Coesão social e capacidade de agir

Um tópico importante do comitê de coalizão também formou os aspectos sociais. Os planos da coalizão medem para limitar a migração irregular, incluindo uma suspensão legislativa da reunificação da família para protecionistas subsidiários e a abolição das naturalizações turbo chamadas. Além disso, uma comissão deve ser usada para equiparar salários a mulheres e homens para fortalecer a coesão social. O primeiro -ministro da Merz e a Baviera, Markus Söder, enfatizou a atmosfera positiva durante a reunião, o que em contraste com os comitês anteriores da coalizão.

O controverso acordo de coalizão, que foi negociado pela União e pelo SPD, também fornece mudanças fundamentais na área da economia de mercado social. O foco está na criação de condições competitivas e no fortalecimento da coesão social. São planejados um grande número de incentivos e regulamentos tributários para desregulamentação, por exemplo, na Lei do Horário de Trabalho. Isso poderia ajudar a aliviar a escassez de trabalhadores qualificados através da promoção do trabalho de meio período e do horário de trabalho flexível, de acordo com a avaliação de DetailsOrtBerlin, DeutschlandQuellen

Kommentare (0)