Novo terminal de GNL em Wilhelmshaven: Progresso ou risco limpo?

Novo terminal de GNL em Wilhelmshaven: Progresso ou risco limpo?

Wilhelmshaven, Deutschland - Em Wilhelmshaven, um novo terminal de GNL com o nome "Excelsior", que fica a 1,5 quilômetros da costa, foi colocado em operação e tem um comprimento impressionante de 277 metros. Este terminal alimentará gás líquido (GNL) na rede de gás alemão e deve atingir uma capacidade de até 1,9 bilhão de metros cúbicos este ano. O operador é a Sociedade Alemã de Terminal de Energia (DET). A Baixa Saxônia abriu oficialmente a segunda área de manuseio para o GNL na segunda -feira para aumentar a segurança da energia e reduzir a dependência do gás russo, que após o ataque à Ucrânia está fortemente focado. De acordo com weser-kurier

O primeiro terminal de GNL alemão foi aberto em dezembro de 2022. A longo prazo, a infraestrutura dos novos terminais também deve ser capaz de absorver fontes alternativas de energia, como hidrogênio e biometano. Está planejado para substituir os dois terminais flutuantes em Wilhelmshaven por um terminal fixo, que deve entrar em operação até 2026. Além disso, o governo federal planeja construir mais terminais em Brunsbüttel, Stade, Mukran e Lubmin. Para promover a rápida expansão dessa infraestrutura, foi aprovada uma lei para acelerar a expansão de GNL.

Críticas e desafios da infraestrutura de GNL

No entanto, os críticos registraram preocupações de que a excesso de capacidade poderia ocorrer. O terminal no Stade não será colocado em operação por enquanto. Atualmente, uma carga de 50 a 60 % é comum nos terminais de GNL. A Baixa Saxônia também aumentou as medidas de segurança nos terminais, especialmente após os ataques aos oleodutos da corrente norte. Os ambientalistas estão preocupados com a expansão das capacidades de GNL porque isso promove as emissões de CO2 e favorece o fracking nos EUA. Além disso, os possíveis efeitos sobre os habitats de animais marinhos e plantas despertam preocupação.

O novo terminal em Wilhelmshaven é particularmente inovador: enquanto o primeiro terminal de águas residuais de cloro está introduzindo no jade, a nova tecnologia de ultrassom terminal usa para limpeza e dispensar com cloro e biocídio. O gás líquido é o gás natural que é liquefeito a menos de 162 graus Celsius e é tratado em terminais de GNL para transportá -lo com eficiência.

A situação atual de GNL na Alemanha

A Alemanha está atualmente obtendo gás líquido por meio de terminais flutuantes para fechar a lacuna de suprimentos que surgiu da perda de importações de gás da Rússia. A capacidade total dos terminais de GNL flutuantes decididos anteriormente é de cerca de 30 bilhões de metros cúbicos de gás natural, o que corresponde a quase metade da quantidade que foi importada da Rússia em 2021. No entanto, a parcela de GNL de toda a importação de gás natural na Gernânia é baixa, mas esse número deve aumentar com a expansão dos terminais, como ndd relatou.

Uma análise do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW) mostra que os mercados de gás natural na Alemanha agora se estabilizaram. Apesar das importações afundadas da Rússia, o suprimento no inverno 2023/24 não estava em risco e as lojas de gasolina foram suficientemente preenchidas. O relatório enfatiza que nunca houve uma deficiência de gás. O declínio do consumo de gás natural em declínio e o suprimento estabilizado fazem sentido repensar os locais do projeto definidos na lei de aceleração de GNL. Esse desenvolvimento vem em relação aos antecedentes de que a Alemanha não relaciona mais o gás natural russo por meio de oleodutos, enquanto a dependência do GNL russo continua a existir, mas não deve aumentar no futuro próximo.

O governo federal enfrenta o desafio de aumentar a eficiência energética e tornar a negociação de gás mais amiga do clima, enquanto a expansão da infraestrutura de GNL é promovida. Essas medidas devem estar de acordo com os objetivos climáticos que a Alemanha adota para reduzir significativamente as emissões, como nas análises do DetailsOrtWilhelmshaven, DeutschlandQuellen

Kommentare (0)