Choque em Potsdam: O prefeito Schubert votou com 68,3%!

Choque em Potsdam: O prefeito Schubert votou com 68,3%!

Em 26 de maio de 2025, Mike Schubert, prefeito de Potsdam, foi votado com 68,3 % dos votos. A decisão dos cidadãos, realizada no domingo, registrou 36.228 votos para a desmarcação e 19.793 votos. Isso excedeu significativamente o quorum necessário de 35.764 votos sim. A participação foi de 37,2 % dos aproximadamente 143.000 cidadãos com direito a votar com 16 anos ou mais. No caso de confirmação do resultado pelo Comitê Eleitoral de Potsdam em 2 de junho, o mandato de Schubert seria oficialmente encerrado.

Schubert, que está no cargo desde 2018 e deveria ter governado até 2026, foi exposto a inúmeras alegações no passado. Todas as partes, exceto o SPD, exigiram sua demissão. Os pontos críticos incluíram longos tempos de espera no Serviço de Cidadãos, problemas com o pagamento de benefícios habitacionais e gargalos de pessoal na administração da cidade. Também houve disputas sobre economia por causa do tesouro úmido da cidade.

Incidentes e críticas públicas

Especialmente no foco das críticas públicas, há alegações de um caso de ingressos VIP de que Schubert aceitou ingressos gratuitos para eventos esportivos. Embora o promotor público tenha contratado um procedimento para aceitar benefícios depois que Schubert pagou requisitos de dinheiro, o político admitiu que havia se tornado vulnerável. O próprio Schubert expressou respeito pelo resultado da votação e descreveu seu mandato como honra. No entanto, sua demissão estava fora de questão.

A decisão dos cidadãos representa uma importante ferramenta de democracia direta na Alemanha. De acordo com Wikipedia , os cidadãos podem decidir sobre questões importantes da esfera de atividade local. A solicitação e as decisões dos cidadãos foram introduzidas na Alemanha desde 1956 e agora são conhecidas em todos os estados federais. Em Potsdam, isso foi usado pela segunda vez na história, após a primeira desmarcação de Horst Gramlich em 1998.

Olhe para o futuro

oponentes políticos de Schubert veem a desmarcação como uma oportunidade para um novo começo na cidade. Nas próximas semanas, as partes planejarão a nova eleição OB no outono de 2025 e já estão procurando candidatos adequados. O prefeito Burkhard Exner (SPD) assumirá o negócio oficial em uma base intermediária até que um novo prefeito seja eleito. O chefe da Associação Distrital de Potsdam SPD-Co, Thomas Bachmann, descreveu a situação como "difícil" e falou de uma reinicialização necessária para a cidade.

A desmarcação é baseada em ampla insatisfação com a administração de Schubert, que também se reflete na votação da decisão dos cidadãos. Potsdam entra em uma nova fase política com um quorum anterior de 25% dos eleitores elegíveis, que foi excedido por 464 votos com 36.228 votos. Agora resta ver como a situação se desenvolverá nos próximos meses.

Details
OrtPotsdam, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)