30 anos do Eichsfeld Borderland Museum: um olhar para o passado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 13 de novembro de 2025, o Eichsfeld Borderland Museum em Teistungen celebrará seu 30º aniversário e relembrará seu importante papel na cultura alemã da memória.

Am 13. November 2025 feiert das Grenzlandmuseum Eichsfeld in Teistungen seinen 30. Geburtstag und blickt auf seine wichtige Rolle in der deutschen Erinnerungskultur zurück.
Em 13 de novembro de 2025, o Eichsfeld Borderland Museum em Teistungen celebrará seu 30º aniversário e relembrará seu importante papel na cultura alemã da memória.

30 anos do Eichsfeld Borderland Museum: um olhar para o passado!

Em 13 de novembro de 2025, um evento especial acontecerá em Teistungen: o Grenzlandmuseum Eichsfeld comemora seu 30º aniversário. Este aniversário é comemorado não só com um olhar para a história, mas também com um olhar para o futuro. A direcção e a direcção da associação patrocinadora pretendem rever o desenvolvimento do museu e apresentar planos para o desenvolvimento da exposição permanente e das ofertas educativas. Parlamento estadual da Turíngia relata que são esperadas saudações de representantes proeminentes, incluindo o presidente do parlamento estadual da Turíngia, Dr. Thadäus König, e o secretário de estado, Prof.

O foco do Grenzlandmuseum está na história da divisão da Alemanha e nos seus capítulos sombrios. O Dr. Thadäus König enfatiza o papel central do museu na paisagem alemã da memória. Isto mostra de forma impressionante como a vigilância estatal e a violência durante a partição influenciaram a vida das pessoas e aumenta a consciência sobre o passado da partição.

Visão do futuro

O museu, que fornece informações sobre a divisão e o pequeno tráfego fronteiriço em Eichsfeld desde a sua fundação em 1995, também dispõe de um centro educativo desde 2000. Os planos para o futuro são promissores: a partir de 2029, o programa será alargado para incluir “demonstrações de malas” e projetos de educação para a democracia. O museu gostaria de aumentar ainda mais a consciência das preocupações das pessoas e oferecer uma plataforma para educação e intercâmbio.

As celebrações acontecerão no Victor’s Residenz-Hotel Teistungenburg, Klosterweg 5-10, 37339 Teistungen. Será emocionante ver como os visitantes reagem aos desenvolvimentos pelos quais o museu passou nas últimas três décadas. É também digno de nota que o museu se tornou um símbolo de cooperação entre cidadãos, comunidades e instituições de ambos os lados da antiga fronteira.

O papel do Museu Borderland no discurso social não é, portanto, apenas relevante localmente, mas também tem maior significado. Oferece espaço para reflexão sobre o passado e lições para o futuro. Um lugar que mostra até onde chegámos e onde ainda podemos ir para fortalecer a democracia e a coesão da sociedade.