30 anos do Eichsfeld Borderland Museum: um olhar para o passado!
Em 13 de novembro de 2025, o Eichsfeld Borderland Museum em Teistungen celebrará seu 30º aniversário e relembrará seu importante papel na cultura alemã da memória.

30 anos do Eichsfeld Borderland Museum: um olhar para o passado!
Em 13 de novembro de 2025, um evento especial acontecerá em Teistungen: o Grenzlandmuseum Eichsfeld comemora seu 30º aniversário. Este aniversário é comemorado não só com um olhar para a história, mas também com um olhar para o futuro. A direcção e a direcção da associação patrocinadora pretendem rever o desenvolvimento do museu e apresentar planos para o desenvolvimento da exposição permanente e das ofertas educativas. Parlamento estadual da Turíngia relata que são esperadas saudações de representantes proeminentes, incluindo o presidente do parlamento estadual da Turíngia, Dr. Thadäus König, e o secretário de estado, Prof.
O foco do Grenzlandmuseum está na história da divisão da Alemanha e nos seus capítulos sombrios. O Dr. Thadäus König enfatiza o papel central do museu na paisagem alemã da memória. Isto mostra de forma impressionante como a vigilância estatal e a violência durante a partição influenciaram a vida das pessoas e aumenta a consciência sobre o passado da partição.
Visão do futuro
O museu, que fornece informações sobre a divisão e o pequeno tráfego fronteiriço em Eichsfeld desde a sua fundação em 1995, também dispõe de um centro educativo desde 2000. Os planos para o futuro são promissores: a partir de 2029, o programa será alargado para incluir “demonstrações de malas” e projetos de educação para a democracia. O museu gostaria de aumentar ainda mais a consciência das preocupações das pessoas e oferecer uma plataforma para educação e intercâmbio.
As celebrações acontecerão no Victor’s Residenz-Hotel Teistungenburg, Klosterweg 5-10, 37339 Teistungen. Será emocionante ver como os visitantes reagem aos desenvolvimentos pelos quais o museu passou nas últimas três décadas. É também digno de nota que o museu se tornou um símbolo de cooperação entre cidadãos, comunidades e instituições de ambos os lados da antiga fronteira.
O papel do Museu Borderland no discurso social não é, portanto, apenas relevante localmente, mas também tem maior significado. Oferece espaço para reflexão sobre o passado e lições para o futuro. Um lugar que mostra até onde chegámos e onde ainda podemos ir para fortalecer a democracia e a coesão da sociedade.