Eichsfeld impõe estábulos estáveis: alto risco de gripe aviária reconhecido!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Eichsfeld está planejando tornar obrigatórios os estábulos de aves devido ao alto risco de gripe aviária. Primeiros casos confirmados descobertos em aves selvagens.

Eichsfeld plant Stallpflicht für Geflügel aufgrund hoher Vogelgrippe-Risiken. Erste bestätigte Fälle bei Wildvögeln entdeckt.
Eichsfeld está planejando tornar obrigatórios os estábulos de aves devido ao alto risco de gripe aviária. Primeiros casos confirmados descobertos em aves selvagens.

Eichsfeld impõe estábulos estáveis: alto risco de gripe aviária reconhecido!

Atualmente, existem desenvolvimentos preocupantes na área da gripe aviária na Alemanha, especialmente no distrito de Eichsfeld, na Turíngia. O gabinete veterinário planeia introduzir a exigência de que os criadores de aves tenham estábulos porque o risco é considerado elevado. A razão para esta medida é o primeiro caso confirmado de um guindaste morrendo de gripe aviária perto de Dingelstädt. Os restos mortais de outro animal também foram encontrados na área, o que levanta o alarme porque o primeiro teste para o vírus deu positivo, embora a confirmação do Instituto Friedrich Loeffler ainda esteja pendente. A ordem para alojar aves em estábulos para evitar maior propagação poderá ser publicada na quinta-feira.

Embora actualmente não haja nenhum surto agudo, os resultados das carcaças mostram que animais selvagens e necrófagos entram em contacto com os restos mortais. O requisito estável já está em vigor em grande parte da Turíngia, e ordens gerais anteriores também foram emitidas em outras regiões vizinhas, como Kyffhäuserkreis e Sömmerda. Foram tomadas as precauções necessárias, especialmente em zonas com um número crescente de aves selvagens e grandes explorações avícolas, como em Erfurt e Schmalkalden-Meiningen.

Propagação da gripe aviária na Alemanha

A gripe aviária não está se espalhando apenas em Eichsfeld, mas também é claramente perceptível em outros estados federais. Em Baden-Württemberg, 15.000 animais foram mortos numa exploração avícola porque a doença assolava o local. Estima-se que cerca de 2.000 grous já tenham morrido devido à gripe aviária – um número alarmante que sublinha a urgência da situação. Até agora, foram registados 29 surtos em aves selvagens em todo o país, com um claro foco nos grous, que são particularmente afetados.

A propagação da doença animal pode ser observada na Alemanha durante todo o ano, mas a situação piora com a migração das aves no outono. O Instituto Friedrich Loeffler elevou o risco de novos surtos para “alto”. O contacto supervisionado com aves mortas deve ser evitado a todo o custo, a fim de prevenir a possível propagação do vírus.

Riscos para a população

No entanto, atualmente não há risco preocupante de doenças graves para a população. Até o momento, não há casos conhecidos de H5N1 em humanos. Porém, existe o risco de transmissão, principalmente com altas doses de infecção, o que não torna a situação menos grave. Nas regiões afetadas, como Brandemburgo do Norte e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, dezenas de milhares de aves de capoeira foram mortas em surtos em grandes explorações, a fim de evitar novos encontros entre o vírus e os animais de exploração.

O tema da gripe aviária não só se torna cada vez mais um tema de conversa na Turíngia, como também é uma linha vermelha que atravessa a Alemanha e a Europa. As vacinas contra a gripe aviária ainda não foram amplamente aprovadas na UE, embora existam vacinas especiais para aves de capoeira em França. A vacinação está associada a extensas medidas de monitorização e só é adequada para determinados tipos de aves.

Dada a gravidade da situação, os avicultores são chamados a ter cuidados especiais e a seguir rigorosamente as medidas propostas pelas autoridades veterinárias. Esta é a única forma de travar a doença animal e de controlar a saúde dos animais e o possível perigo para os seres humanos.

thueringen.de e zdfheute.de apresentar um relatório sobre a situação actual e os seus efeitos na avicultura na Alemanha e explicar que medidas as autoridades estão a tomar para conter a propagação da doença.