Híbrido da Turíngia: Artistas quebram clichês em Gera!
No dia 3 de julho de 2025, Amelie Sabbagh e Nadja Sühnel apresentarão os resultados da residência teatral em Häselburg, Gera.

Híbrido da Turíngia: Artistas quebram clichês em Gera!
Hoje é um dia agitado em Gera! Na apresentação final da residência teatral em Häselburg, o foco está nas duas bolsistas Amelie Sabbagh e Nadja Sühnel. Desde 10 de junho de 2025, as duas mentes criativas de Häselburg exploraram intensamente a região e agora usam o seu trabalho para fornecer uma nova visão da Turíngia. O objetivo é romper com a visão muitas vezes clichê do estado federal através de diversas perspectivas. Nas suas atuações, que têm como lema “Híbrido da Turíngia”, é exatamente isso que se torna visível: a Turíngia na sua diversidade e dinamismo cultural.
A apresentação de hoje, que começa às 19h, tem muito a oferecer. Além de apresentações inspiradoras, haverá também variações de bolinhos de massa e karaokê da Turíngia. A entrada é gratuita, pelo que qualquer pessoa interessada na identidade cultural da Turíngia pode sentir-se convidada. [MDR] relata que os artistas não apenas exploraram as tradições, mas também querem definir sotaques musicais, com gêneros que vão do D-pop ao traje tradicional para serem ouvidos.
A viagem de pesquisa dos artistas
Em sua pesquisa, Amelie Sabbagh e Nadja Sühnel examinaram a região da Turíngia. Da história da indústria têxtil, que ganha vida através de oficinas em Erfurt, à investigação do património cultural – a dupla de artistas não deixa nenhum detalhe despercebido. Por exemplo, Sabbagh recebeu um buquê de flores de papel das floristas de Eisenach, um símbolo da conexão com a região. Sühnel, por sua vez, explorou o potencial de Gera como local para músicos. Ao fazê-lo, os dois questionam a ideia comum de que a Turíngia é provinciana e isolada.
A residência teatral é organizada pela Associação de Teatro da Turíngia desde 2022 e estabeleceu-se como uma plataforma na qual abordagens interdisciplinares e experiências criativas encontram espaço. [Thüringer Theatreverband] enfatiza que estas residências abordam fenômenos locais e representam a diversidade da região.
Eventos culturais e projetos comunitários
No entanto, a residência teatral é apenas uma parte da animada cena cultural de Gera. Os Amigos dos Refugiados em Gera celebraram recentemente o seu 10º aniversário e o Presidente da Câmara Kurt Dannenberg elogiou os esforços humanitários da associação neste contexto. Também aconteceu um festival de leitura em Häselburg, que encantou muitos visitantes com contribuições de Michaela Dazian e Katherin Gutierrez. Todas estas atividades mostram que em Gera não há apenas discussão, mas também celebração.
Além disso, houve recentemente até um comício pela democracia “Bom para Gera”, onde concertos de música clássica reuniram a população. Todos estes eventos são uma expressão do forte compromisso dos cidadãos de Gera com a sua cidade.
Esta noite as artistas Amelie Sabbagh e Nadja Sühnel estão em destaque. Não perca a oportunidade de fazer parte de uma experiência criativa e interativa que mostra diferentes facetas da Turíngia! Quem sabe você descubra o próximo grande talento da região no Turíngia Karaokê?