Summit Cross on the Großer Löffler: Depois que Sturm reinstalou para o verão!
Summit Cross on the Großer Löffler: Depois que Sturm reinstalou para o verão!
Em 18 de junho de 2025, uma ocasião festiva para a reconstrução da Cruz de Cúpula no Großer Löffler foi comemorada em Ginzling. Em uma cerimônia impressionante, o pastor Jürgen Gradwohl abençoou a cruz recém-restaurada, acompanhada pela capela musical federal Ginzling-Dornaubberg e vários restaurantes. No ano passado, devido a uma tempestade violenta após danos graves, ela teve que ser reparada em muitas horas de artesanato. Seu retorno a uma altura de 3.378 metros ainda está planejado para este verão. Os guias da montanha Stefan e Andreas Wiener, em consulta com a seção Greiz Dav, trouxeram a cruz destruída para o vale com um helicóptero, onde começou a intensiva restauração.Os parabéns pendentes são devidos ao guia da montanha Marcus Wellens, que é diretamente da área perigosa do deslizamento de terra. Andreas Wiener cuidou da tarefa de desmontar a cruz em suas partes individuais e substituir componentes que não podem mais ser encontrados. Em um segundo passo, o restaurador Markus "Krölli" Kröll se dedicou à restauração do magnífico Edelweiß, que é estampado no centro da cruz do cume. Os residentes e apoiadores alpinos da seção Greiz, Rudolf Klausner e Markus Kröll, conseguiram esperar uma réplica de 1:10 da cruz de Löffler, como um sinal de gratidão por seus esforços incansáveis.
Uma olhada na história
O Cruz de Cúpula original tem uma história comovente. Klaus Pracht, uma testemunha contemporânea de 72 anos, já estava envolvida no estabelecimento da primeira cruz de Löffler em 1974, quando ele e Rudolf Kröll transportaram a cruz com cavalos para o Greizer Hütte. De lá, foi levado para o cume sob condições desafiadoras. Naquela época, havia avalanches e colunas, mas felizmente todos os envolvidos estavam ilesos. A proteção foi profundamente tocada pela proximidade da cruz, o que significa muito para ele e muitos outros.
O significado da cúpula atravessa os Alpes é impressionante. Cada cruz conta histórias pessoais e capas históricas, como registra o ex-repórter estrangeiro Hans-Joachim Löwer em seu livro "Cruzes de cúpulas, triunfo, tragédias". Isso nos leva através das histórias fascinantes de 43 cruzamentos na Áustria e, assim, ilumina os diversos motivos e destinos que estão por trás desses símbolos de fé e memória.
As cruzes da cúpulaSummit não são apenas sinais de fé, mas também locais memoriais significativos para guerras passadas e as raízes da cultura alpina. Exemplos como a cruz no Corno di Cavento, decorados com capacetes dos soldados ou a cruz no Schönfeldspitze, que foi projetada em uma forma de "Pietà" por Anton Assimwaldner, mostram claramente o quão profundamente enraizados esses símbolos estão na consciência dos humanos. Todos eles têm em comum que são um local de reflexão e memória.
O retorno da cruz de Löffler traz brilho fresco e dá a toda a comunidade a oportunidade de se conectar com a natureza e as tradições dos Alpes novamente. Este evento deixa claro: quando se trata da montanha, há algo.
Mais informações sobre a história das cruzes do Summit podem ser encontradas em alpenvereins
Details | |
---|---|
Ort | Ginzling, Österreich |
Quellen |
Kommentare (0)