65.000 euros para a Igreja de Santa Maria: acordo de financiamento entregue em Jena!
Em 2 de julho de 2025, um acordo de financiamento para a ampliação da loja St. Marienkirche será entregue em Jena-Zwätzen. O DSD comemora 40 anos de proteção de monumentos.

65.000 euros para a Igreja de Santa Maria: acordo de financiamento entregue em Jena!
Um passo importante na preservação de monumentos será celebrado em Jena-Zwätzen no dia 2 de julho de 2025, às 10h. Friedrich Bürglen, curador local da Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos (DSD), apresentará à Pastora Mariana Willer um acordo de financiamento simbólico de 65.000 euros, que se destina à adição de uma caixa na Igreja de Santa Maria. Esta soma faz parte do financiamento abrangente de mais de 580 objetos na Turíngia que o DSD celebra este ano, ao mesmo tempo que celebra o seu 40º aniversário.
A Igreja de Santa Maria, que já serviu à Ordem Teutônica, tem uma história longa e variada. De acordo com denkmalsschutz.de, as partes mais antigas do edifício datam provavelmente do século XII, embora um exame dendrocronológico da antiga porta de entrada tenha conseguido datar a data de derrubada da madeira usada em 1223. A igreja foi originalmente projetada como uma igreja-salão com um coro recuado em o leste.
Destaques arquitetônicos da Igreja de Santa Maria
A Igreja de Santa Maria está causando polêmica não apenas por causa de seu financiamento, mas também por causa de sua impressionante história arquitetônica. A construção romântica original foi redesenhada várias vezes ao longo dos séculos. A renovação gótica do coro e a nova construção da torre poente datam do início do século XVI. Com o passar dos anos, a igreja tornou-se um centro cultural da região, que ainda abriga um grande número de valiosas obras de arte.
Os equipamentos notáveis incluem uma arca escavada de 1275, um altar alado de 1517 e uma pequena figura românica de Cristo. A caixa do padroeiro não restaurada, com o brasão do antigo Comandante da Ordem Teutónica, também oferece uma visão fascinante da história do edifício. No seu interior encontram-se lápides e epitáfios que falam do passado doloroso e sublinham o valor histórico da igreja. Os três sinos da torre, fundidos em ferro resfriado em 1918, substituem os sinos de bronze que foram retirados durante a Primeira Guerra Mundial.
O papel da preservação de monumentos
A importância de tais projetos de restauração também é discutida na renomada revista VdL Monument Preservation. Esta publicação científica é publicada desde 1899 e aborda questões fundamentais na investigação de monumentos, bem como temas atuais relativos à preservação do património histórico. Em 2025, a revista passará a ser uma publicação de acesso aberto, possibilitando um acesso ainda mais amplo às informações sobre preservação de monumentos.
No geral, o próximo evento de imprensa em Jena-Zwätz mostra não só o compromisso do DSD, mas também o apreço por um património nacional que foi moldado por várias influências ao longo dos séculos. Com a adição de uma caixa na Igreja de Santa Maria, dá-se mais um passo na preservação e valorização deste sítio histórico.
Para os interessados: O evento para a imprensa acontecerá no dia 2 de julho - talvez uma oportunidade de ter uma ideia do esplendor histórico da Igreja de Santa Maria. Descubra a fascinante história arquitetônica e os tesouros culturais que ela tem a oferecer.