Salvar biodiversidade: Palestra sensacional sobre pastoreio de gado!

Am 8. Juli 2025 spricht Caroline Dietzel im Mauritianum Altenburg über Biodiversitätsentwicklung durch Rinderbeweidung im Saale-Orla-Kreis.
Em 8 de julho de 2025, Caroline Dietzel, no Mauritianum Altenburg, fala sobre o desenvolvimento da biodiversidade através de gado pastando no distrito de Saale-Orla. (Symbolbild/NAG)

Salvar biodiversidade: Palestra sensacional sobre pastoreio de gado!

Em 8 de julho, às 19h, um emocionante evento de palestra ocorrerá no Museu de História Natural de Mauritianum Altenburg, que lida com um tópico verde: desenvolvimento da biodiversidade através do pastoreio de gado. O palestrante Caroline Dietzel apresentará os resultados do Projeto Waldweide da Turíngia "Uhlstädter Heide". Neste projeto, o pesquisador natural Gesellschaft Altenburg e a Floresta da Turíngia haviam tomado a iniciativa de chamar a atenção para os desafios da operação de um pasto da floresta na Turíngia. Este projeto extraordinário, lançado em 2017, é único na Alemanha e se estende por uma área de cerca de 600 hectares até 2024.

A peculiaridade desse pasto florestal está no pastoreio durante todo o ano, com um rebanho gerenciável de apenas 15 gado de Touro que pastam em uma floresta econômica. A dinâmica do pasto destina -se a alcançar efeitos positivos para a flora e a fauna. O objetivo é promover a diversidade biológica e apoiar a preservação de habitats raros. Até agora, o foco está no desenvolvimento de espécies vegetais e em sua adaptabilidade às condições climáticas, o que é particularmente importante para os tipos ameaçados.

O desafio da biodiversidade na agricultura

Em um momento em que mais de 50% do estado do país é usado para a agricultura, a agricultura tem uma profunda influência no meio ambiente. No passado, era considerado uma garantia de espécies e diversidade de biotopos na paisagem cultural. Mas a intensificação do uso prático teve consequências fatais. De acordo com a Federal Environment Agency, muitos tipos, como o Wiesenknopf-Ansebläuling, estão sob pressão maciça. Eles se tornaram perdendo após décadas de mudança de paisagem e mudanças climáticas. Os habitats dessas borboletas diminuíram acentuadamente, o que põe em risco suas populações. Esse desenvolvimento não é apenas evidente nas borboletas, mas também afeta inúmeras outras espécies que dependem de pastagens ricas em espécies.

O projeto "Uhlstadt Heide", portanto, depende do gerenciamento de área ativo e da criação de conexões de biotopos. Os esforços visam proteger e restaurar habitats adequados, a fim de reduzir a extinção de espécies ameaçadas. As experiências e os resultados botânicos do projeto, que Caroline Dietzel apresentará em sua palestra, não deve ser de interesse apenas para os especialistas, mas também para o público em geral.

Abordagens sustentáveis ​​para o futuro

Uma boa mão no pasto de gado pode, portanto, ser crucial para implementar com sucesso medidas ecológicas. Segundo os relatórios atuais, cerca de 40% de todas as plantas de samambaia e floração em extinção na Alemanha estão ancoradas nas pastagens. Isso destaca a necessidade de manter esse habitat e administrar de forma sustentável. Infelizmente, a agricultura mecanizada, moldada pelo uso de proteção e fertilizantes, deslocou muitos elementos da paisagem natural e, portanto, também se retira para a flora e fauna doméstica.

O evento de palestra não apenas oferece uma olhada em projetos de sucesso para promover a biodiversidade, mas também deve aumentar a conscientização dos desafios básicos no campo da conservação da natureza para o público em geral. Se você quiser aprender mais sobre o desenvolvimento da biodiversidade através do pastoreio de carne bovina, não deve perder esta noite: [abg-net.de] (https://www.abg-net.de/tukuelles/kunst-kultur-freizeit/2025/07/ apresentação

Para obter mais informações sobre os projetos de biodiversidade na região, o site Natura 2000 também pode ser visitado: natura2000.nfga.de. On its side, the Federal Environment Agency informs about the challenges and needs of agriculture on its side: Environmental Bundesamt.de.

Details
OrtNaturkundemuseum Mauritianum Altenburg, 04600 Altenburg, Deutschland
Quellen