Linha de energia SuedOstLink: Avanço da construção em Gefell encanta moradores!
A construção da linha eléctrica SuedOstLink no distrito de Saale-Orla está em progresso. Gefell recebe uma importante estação de transporte de energia elétrica.

Linha de energia SuedOstLink: Avanço da construção em Gefell encanta moradores!
O que há de novo no leste da Turíngia? A construção da nova linha de energia SuedOstLink está ganhando impulso. Como relata o Yahoo Finance, a operadora de rede 50Hertz celebrou recentemente uma cerimônia de inauguração para uma nova estação em Gefell, no distrito de Saale-Orla. Esta estação faz parte de um projeto de grande escala que inclui um total de cinco instalações semelhantes ao longo do percurso.
A rota se estende por impressionantes 540 quilômetros de Wolmirstedt, na Saxônia-Anhalt, até Isar, na Baviera. A estação de Gefell deverá ser concluída em 2026, antes de entrar em operação em 2027. A nova linha visa transportar de forma eficiente a energia eólica do norte ao sul da Alemanha, o que é mais importante do que nunca em tempos de alterações climáticas.
Energia do futuro
O SuedOstLink será equipado com uma conexão de corrente contínua que transmitirá no futuro uma potência de 4.000 megawatts. Isto corresponde à energia de cerca de 1.400 turbinas eólicas funcionando a plena carga. Esta tecnologia inovadora permite a transmissão de energia direcionada e com baixas perdas em longas distâncias. Para conseguir isso, 50Hertz depende da transmissão de corrente contínua de alta tensão (HVDC), que é implementada na área de Wolmirstedt, entre outros locais.
Cada uma das duas conexões de linha na rota tem capacidade de 2.000 megawatts e usa cabos subterrâneos especiais com isolamento plástico projetados para uma tensão de 525 quilovolts. A força atual é de cerca de 2.000 amperes. Nos pontos de conexão à rede, a corrente alternada é convertida em corrente contínua para atender aos requisitos da distribuição de energia moderna, de acordo com 50Hertz.
Progresso real para a região
As obras de construção do SuedOstLink não são de importância crucial apenas para o fornecimento de energia. Promovem também a economia regional e criam numerosos empregos. A estação de seção de cabos em Gefell desempenha um papel central no monitoramento da linha elétrica. Sistemas modernos, como conversores de energia controlados por tensão, que oferecem vantagens para a estabilidade da rede, também podem superar eficazmente desafios como a geração de energia reativa.
Com o SuedOstLink, os responsáveis contam com uma tecnologia voltada para o futuro. A ligação não só otimizará o transporte de eletricidade, mas também dará um importante contributo para a transição energética. Finalmente, se captarmos o vento norte e direcioná-lo para o sul, então poderemos dizer: Há realmente algo acontecendo! Todos os envolvidos demonstraram um bom talento para este ambicioso projeto.