Alojamento obrigatório: A avicultura em Rudolstadt é estritamente regulamentada!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O escritório distrital de Saalfeld-Rudolstadt ordena que as aves sejam mantidas nos distritos afetados, a fim de prevenir a gripe aviária.

Landratsamt Saalfeld-Rudolstadt ordnet Aufstallung von Geflügel in betroffenen Ortsteilen an, um Geflügelpest zu verhindern.
O escritório distrital de Saalfeld-Rudolstadt ordena que as aves sejam mantidas nos distritos afetados, a fim de prevenir a gripe aviária.

Alojamento obrigatório: A avicultura em Rudolstadt é estritamente regulamentada!

O que está acontecendo em Rudolstadt? A administração da cidade anuncia que o escritório distrital de Saalfeld-Rudolstadt emitiu uma ordem geral de proteção contra a gripe aviária. Esta importante medida afecta os distritos de Rudolstadt-Stadt, Oberpreilipp, Unterpreilipp, Cumbach, Volkstedt e Schwarza, onde as aves de capoeira e as aves em cativeiro devem ser mantidas imediatamente. De acordo com o edital publicado em 6 de novembro de 2025, o regulamento entrará em vigor no dia seguinte ao do edital.

Para garantir a segurança dos animais, os avicultores devem manter os seus animais em estábulos fechados ou sob estruturas cobertas e protegidas contra aves selvagens. As coberturas permitidas são redes ou grades com malhagem máxima de 25 mm. Para algumas outras áreas do distrito também se aplicam os requisitos de instalação, que são apresentados num apêndice cartográfico. Quem ainda não reportou seus estoques deve fazê-lo imediatamente ao Gabinete de Inspeção Veterinária e Alimentar (VLÜA). O endereço de contato é veterinaeramt@kreis-slf.de ou pelo telefone 03672 823-732.

Antecedentes das medidas

A razão para estas medidas drásticas é a evidência confirmada de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP), mais conhecida como gripe aviária, na Turíngia. Particularmente preocupantes são vários surtos em bandos de aves domésticas em Outubro de 2025, bem como resultados positivos em aves selvagens. O Instituto Friedrich Loeffler classificou o risco de entrada de aves selvagens como alto desde 20 de outubro de 2025. Áreas aquáticas como o Saale e o reservatório Hohenwarte contribuem para um risco aumentado e requerem medidas preventivas rápidas.

A administração da cidade de Rudolstadt apela a todos os criadores de aves para que implementem consistentemente a obrigação de habitação e as medidas de biossegurança associadas. O incumprimento da regulamentação pode ser equiparado a contra-ordenação e punido com multas severas até 30.000 euros. Casos suspeitos de gripe aviária também devem ser notificados imediatamente ao consultório veterinário para garantir uma resposta rápida.

Para concluir, resta dizer: Em tempos preocupantes como estes, é importante que a população esteja informada e sensibilizada. Só agindo em conjunto e implementando as medidas ordenadas poderá ser evitada a propagação da gripe aviária. Além disso, é necessária uma boa mão na montagem dos estábulos para que os animais possam ser protegidos da melhor forma possível.