Cabeleireiro em Suhl: Cortes de cabelo grátis para idosos pobres!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cabeleireiro em Suhl oferece cortes de cabelo gratuitos a idosos com pensões baixas para lutar contra a pobreza na velhice.

Friseur in Suhl bietet Senioren mit niedriger Rente kostenlose Haarschnitte an, um gegen Altersarmut zu kämpfen.
Cabeleireiro em Suhl oferece cortes de cabelo gratuitos a idosos com pensões baixas para lutar contra a pobreza na velhice.

Cabeleireiro em Suhl: Cortes de cabelo grátis para idosos pobres!

Em Suhl, na Turíngia, um mestre cabeleireiro conquistou o coração dos idosos com uma campanha notável. Zedan Salih oferece cortes de cabelo gratuitos para idosos que recebem pensões inferiores a 1.200 euros por mês. Alto Jornal Fulda O objetivo desta iniciativa é apoiar ativamente as pessoas dependentes de pensões que enfrentam dificuldades financeiras.

Salih, que veio para a Alemanha em 2015 por motivos pessoais, explica que muitos reformados na Alemanha não podem pagar serviços de cabeleireiro. Ele conhece esses desafios por experiência própria. Ele quer dar o exemplo com o seu salão “Master Zebari”, que abriu num supermercado de Kaufland em 2021. Agora também abriu uma segunda filial em Hildburghausen. Alto tz ele faz campanha por medidas políticas há muito esperadas contra a pobreza na velhice.

Pobreza na velhice na Alemanha

A situação da pobreza na velhice na Alemanha é alarmante. Supostamente sobreviver3,5 milhõesPessoas com mais de 65 anos de idade em situação de pobreza, resultando numa taxa de risco de pobreza de19,6 por centocorresponde. Em 2024 houve um total de cerca de17,6 milhõesPessoas na Alemanha afetadas pela pobreza ou exclusão social20,9 por centoda população total. As mulheres são mais afectadas do que os homens em todas as faixas etárias, com uma taxa de pobreza de20,2 por centoentre mulheres idosas. Isto realça a situação precária de muitas pessoas idosas, como afirma um relatório do buerger-geld.org é realizada.

Outro aspecto que contribui para a pobreza na velhice é a segurança básica: recebida em junho de 2024728.990As pessoas recebem segurança básica na velhice, o que representa um aumento de 37 mil em relação ao ano anterior. As famílias monoparentais, os desempregados de longa duração e as pessoas com baixas qualificações são particularmente afetadas.

Soluções políticas e sociais

Tendo em conta estes números preocupantes, não é de admirar que Salih esteja a apelar a mais acção por parte dos políticos. Propostas como uma pensão mínima solidária de1.250 eurosSegundo os especialistas, são considerados urgentemente necessários para conseguir uma melhoria fundamental na situação financeira de muitos idosos. O número de destinatários de segurança básica aumentou desde 201539 por centoaumentou, uma tendência que representa um grande desafio não só na Alemanha, mas também em muitos outros países.

Neste momento, recai sobre os ombros dos políticos uma grande responsabilidade, não só no sentido de combater o aumento da pobreza na velhice, mas também de garantir que o princípio da solidariedade seja preservado para as gerações futuras.