A Turíngia estabelece laços fortes com o Vietname: foco na parceria agrícola!
A Turíngia fortalece as relações económicas com o Vietname com uma viagem de delegação, com foco na indústria agrícola e no recrutamento de trabalhadores qualificados.

A Turíngia estabelece laços fortes com o Vietname: foco na parceria agrícola!
A Turíngia está a impulsionar as relações económicas com o Vietname e planeia uma viagem emocionante que começa hoje. Uma delegação comercial de cerca de 40 pessoas liderada pelo Secretário de Estado da Agricultura, Marcus Malsch, visitará as animadas metrópoles de Hanói, Cidade de Ho Chi Minh e Da Nang na próxima semana. Esta viagem, organizada pelo Ministério da Economia e Agricultura, coloca um foco claro na indústria alimentar e agrícola, bem como no recrutamento de trabalhadores qualificados. Malsch destaca o Vietname como um parceiro confiável e de longa data, com quem a cooperação na agricultura e na tecnologia agrícola deve ser ainda mais alargada.
O sector agrícola desempenha um papel central no Vietname, contribuindo com cerca de 10% da produção económica e proporcionando cerca de um terço dos empregos do país. Ao mesmo tempo, Malsch vê perspectivas promissoras para as empresas da Turíngia: a Turíngia oferece tecnologias e processos para uma produção e processamento mais eficientes de produtos agrícolas que são procurados no Vietname. Com um volume de comércio bilateral de 220 milhões de euros, mais de 40 empresas da Turíngia já estabeleceram relações regulares de exportação para o Vietname, e Malsch está convencido de que aqui existe ainda mais potencial de crescimento.
Foco em trabalhadores qualificados e treinamento
Durante a viagem, o foco também estará no recrutamento de trabalhadores qualificados. Em agosto, 60 jovens vietnamitas iniciaram a sua formação em empresas da Turíngia, um sinal da parceria intensiva. Esta cooperação é apoiada pela Câmara de Comércio e Indústria da Turíngia do Sul (IHK), que mantém contactos estreitos com o Vietname há anos. Nos últimos anos, 304 jovens vietnamitas foram formados com sucesso na Turíngia. “O Vietname é um mercado futuro para a nossa economia”, disse a Ministra da Economia da Turíngia, Colette Boos-John, que está a planear uma viagem de delegação ao Vietname em Novembro.
Outro exemplo é Vin, um estagiário vietnamita que vive na Alemanha desde maio de 2024. Recentemente, passou no teste B2German, que é um requisito importante para a admissão de estrangeiros não pertencentes à UE no mercado de trabalho alemão. Vin faz parte de um grupo de 54 estagiários vietnamitas que conseguiram entrar na Alemanha mais cedo graças a um projeto recentemente desenvolvido. Antes deste regulamento, eles tinham que aprender alemão com um ano de antecedência antes de poderem iniciar o seu estágio. Agora eles podem entrar no mundo do trabalho mais rapidamente por meio de ingresso antecipado e aulas intensivas de idiomas.
A nível local, esta iniciativa é apoiada por instituições como a Clínica Ortopédica Marienstift em Arnstadt, onde estagiários vietnamitas como Huyen e Trang já estão a adquirir experiência prática. Petra Hegt, diretora administrativa da clínica, ajudou os dois a começarem na Alemanha e enfatizou que o nível B2 muitas vezes não é suficiente para conseguirem comunicar eficazmente nas profissões sociais ou na indústria da restauração. No entanto, estes desafios fazem parte do processo de aprendizagem e, com o apoio contínuo das empresas e instituições de ensino, os formandos podem melhorar rapidamente as suas competências.
Turíngia e Vietname – esta é uma ligação que constrói uma ponte não só económica mas também culturalmente. Os próximos eventos mostram o grande potencial que existe nesta parceria e será emocionante ver que novas oportunidades surgirão desta jornada.