As tarifas dos EUA ameaçam 90.000 empregos: Alemanha antes da crise!

As tarifas dos EUA ameaçam 90.000 empregos: Alemanha antes da crise!

Deutschland - Os conflitos comerciais entre os EUA e a UE aceitam novas dimensões. Os Estados Unidos estão planejando altos tarifas em produtos europeus, que colocam em risco milhares de empregos na Alemanha. Estes relatórios fr.de . A indústria alemã pode ser particularmente afetada, em particular a indústria automotiva e seus fornecedores.

Andrea Nahles, CEO da Agência Federal de Emprego, pede as possíveis consequências. Ela alerta que as tarifas dos EUA Alemanha podem custar cerca de 90.000 empregos em um ano. Essa avaliação é baseada em um estudo abrangente do Instituto de Mercado de Trabalho e Pesquisa Profissional, que examina os efeitos de uma taxa de serviço de 25 %. Segundo Nahles, a "política comercial errática dos EUA" sobrecarrega significativamente o mercado de trabalho alemão.

Desafios econômicos

A economia alemã se move em pernas instáveis. O declínio no produto interno bruto (PIB) já foi determinado várias vezes. Em 2024, o PIB caiu 0,2 % em comparação com o ano anterior, o que representa o segundo declínio consecutivo. Isso poderia levar a Alemanha à estagnação no final de 2025, como mostram várias previsões, incluindo as avaliações do RWI e do Instituto IFO, todas as quais prevêem o desenvolvimento econômico mais fraco. statista enfatiza que a Alemanha como uma economia orientada a exportação é particularmente afetada pelas flutuações econômicas globais.

"As incertezas causadas pela política aduaneira difíceis", explica Nahles. Isso dificulta as empresas a investir e contratar ou treinar novos funcionários. Acima de tudo, os aumentos planejados nas tarifas para as importações da UE que são expostos temporariamente podem desencadear muitas empresas em seu planejamento.

Atualmente, a alfândega definida em produtos de aço e alumínio é de 50 %, as tarifas nos carros são de 25 %. O presidente Donald Trump impôs tarifas de 10 % a quase todas as importações no início de abril, com um possível aumento para 20 % para outros produtos em julho. Essa situação não apenas complica o planejamento para as empresas, mas também sobrecarrega significativamente a situação econômica geral na Alemanha.

Sinais e medidas positivas do governo federal

Apesar desses desafios econômicos, também existem sinais positivos. Em maio, os registros de empregos excederam os anúncios de demissão, que é um vislumbre de esperança para o mercado de trabalho. OBaromômetro de trabalho também aumentou pela segunda vez consecutiva. tagesschau Relata que o governo federal está planejando um programa imediato com relevos fiscais e depreciação, que é apresentada.

Em vista da situação atual, fica claro que as negociações entre a UE e os EUA enfrentam um período decisivo. Em 9 de julho, o prazo termina para possíveis acordos. Como essas discussões se desenvolvem e quais soluções são encontradas podem ter um impacto significativo na estabilidade econômica e no mercado de trabalho na Alemanha.

Details
OrtDeutschland
Quellen

Kommentare (0)