Wadephul e Rubio: Visita curta sem respostas claras em Washington
Wadephul e Rubio: Visita curta sem respostas claras em Washington
Em 29 de maio de 2025, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conheceu o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, em Washington, para uma conversa de 45 minutos. Embora a reunião tenha incluído apenas uma curta troca, incluindo uma saudação e uma sessão de fotos, foi importante para os relacionamentos alemães-americanos baseados em valores e interesses comuns historicamente, comoRubio perguntou por um correspondente do ZDF se ele continuou a considerar a Alemanha como uma "tirania", uma pergunta que permaneceu sem resposta. Rubio havia se referido anteriormente à alternativa para a Alemanha (AFD) como "tirania inclinada" após a proteção da Constituição o classificaram como "extremista garantido de direita". Nenhuma coletiva de imprensa conjunta foi realizada durante a reunião, e Rubio também anunciou novas restrições de visto para estrangeiros.
Wadephul enfatiza a parceria
Wadephul, que em uma viagem de 35 horas sem mais reuniões no Congresso, uma vez que os senadores estão de férias, enfatizou a importância da parceria alemã-americana. Ele apontou interesses comuns em relação ao conflito do Oriente Médio e à Guerra da Ucrânia e expressou otimismo sobre a posição próxima da Europa e dos EUA nesse contexto, bem como o apoio de sanções contra a Rússia. Em um ato simbólico, ele também colocou rosas em dois funcionários da embaixada israelense no local de um assassinato anti -semita.
O Ministério das Relações Exteriores enfatiza que a cooperação transatlântica é crucial para a paz e a segurança na Europa e no mundo, especialmente em vista da guerra de agressão russa contra a Ucrânia. A Alemanha e os Estados Unidos trabalham em conjunto para gerenciar desafios globais, como mudanças climáticas e ordem multilateral, que é visível para a estreita comunidade de segurança na OTAN.
Relacionamentos econômicos
As conexões econômicas também desempenham um papel central nas relações alemãs-americanas. O comércio exterior entre a Alemanha e os EUA foi impressionante de 252,8 bilhões de euros em 2024 e fez dos Estados Unidos o parceiro comercial mais importante da Alemanha, seguido pela China. As exportações alemãs para os Estados Unidos tiveram um valor de 161,4 bilhões de euros em 2024, enquanto as importações dos EUA foram de 91,4 bilhões de euros.
No entanto, os relacionamentos não são apenas de natureza econômica, mas também culturais e sociais. A Alemanha é um dos objetivos mais populares para estudantes dos Estados Unidos, e mais de 200 geminação da cidade alemã-americana promove o intercâmbio intercultural, como o Details
Kommentare (0)