Yad Vashem planeja centro educacional na Alemanha: NRW em foco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Yad Vashem está planejando um centro educacional na Shoah, na Alemanha. Está pendente uma decisão sobre locais na Renânia do Norte-Vestefália, Baviera e Saxónia.

Yad Vashem plant ein Bildungszentrum zur Shoah in Deutschland. Entscheidung über Standorte in NRW, Bayern und Sachsen steht an.
Yad Vashem está planejando um centro educacional na Shoah, na Alemanha. Está pendente uma decisão sobre locais na Renânia do Norte-Vestefália, Baviera e Saxónia.

Yad Vashem planeja centro educacional na Alemanha: NRW em foco!

O memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, tem grandes planos para a Alemanha: um centro educacional para comemorar a Shoah será construído. A instituição anunciou isso recentemente e a decisão sobre o local exato será tomada rapidamente. Na primeira quinzena de dezembro, as delegações pretendem visitar vários locais da Renânia do Norte-Vestefália, da Baviera e da Saxónia para fazer avançar o projeto. General Judeu relata que o presidente do Yad Vashem, Dani Dayan, enfatiza que o centro educacional deve se tornar uma instituição nacional.

Outro passo importante nesta direção foi o encontro com uma delegação do parlamento estadual da Renânia do Norte-Vestfália, que realizou recentemente uma visita de solidariedade a Israel. O chefe da Chancelaria do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, Nathanael Liminski (CDU), também viajou para Israel, onde o primeiro-ministro Hendrik Wüst assinou um acordo com Dayan sobre uma maior cooperação entre a Renânia do Norte-Vestfália e o Yad Vashem. Isto ilustra o compromisso do país com o trabalho de memória e a luta contra o anti-semitismo.

Criação do centro educacional

A comissária anti-semitista Sylvia Löhrmann (Verdes) enfatizou a necessidade de o centro educacional incluir a população e representar toda a Alemanha. NRW tem a vantagem de uma rede existente de memoriais e escolas judaicas. Abraham Lehrer, vice-presidente do Conselho Central dos Judeus, acrescentou que a localização central e a elevada população da Renânia do Norte-Vestfália poderiam ser cruciais para o estabelecimento da instituição. Seria a primeira instalação do Yad Vashem fora de Israel.

A ideia do memorial na Alemanha existe há quatro anos e é apoiada pelo governo federal da União e pelo SPD no acordo de coalizão. O foco está no confronto com o reinado do crime nacional-socialista e na singularidade da Shoah, em que cerca de seis milhões de judeus foram assassinados entre 1941 e 1945, o que corresponde a cerca de dois terços da população judaica na Europa, como descreve a Wikipedia.

Memória e comemoração

Neste contexto, o presidente do Parlamento do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, André Kuper, depositou recentemente uma coroa de flores para as vítimas do nacional-socialismo no “Salão da Memória” e visitou o museu do memorial e centro de investigação e o memorial para as crianças mortas pelos nazis. Durante a sua visita, ele também assinou o livro memorial enquanto a luz eterna brilha no salão em memória das vítimas do Holocausto.

Kuper também se reuniu com o presidente israelense, Isaac Herzog, na noite de quinta-feira para reafirmar a solidariedade da NRW no conflito com o Hamas. Kuper foi acompanhado por inúmeras personalidades, incluindo Sylvia Löhrmann, Abraham Lehrer e Barbara Dauner-Lieb, todos os quais trabalham para promover a memória e a educação contínua sobre o Holocausto.

Um dos desafios centrais no futuro próximo será aprofundar a compreensão dos horrores do Holocausto e sensibilizar uma nova geração para estes tópicos através do centro planeado na Alemanha. É claro que existe um interesse social considerável em aprender e reflectir mais sobre os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e o início do Holocausto, a fim de evitar que tais crimes voltem a acontecer no futuro.