Segundo calor em maio desde o início dos registros - alarme para a Europa!
Segundo calor em maio desde o início dos registros - alarme para a Europa!
Em maio de 2023, a segunda maior temperatura média de 15,79 graus Celsius foi registrada em todo o mundo, apenas 0,12 graus abaixo do registro de maio de 2024. Esses dados ilustram o aquecimento global progressivo, que já se tornou perceptível nas últimas décadas. Maio de 2023 também estava 1,4 graus acima da média estimada a partir do período de 1850 a 1900, que sustenta o desenvolvimento alarmante das mudanças climáticas. De acordo com que fornece dados abrangentes sobre temperatura e precipitaçãoO papel do serviço de parede climática de Copérnico
O Copérnico Climate Converter (C3S) não apenas oferece informações valiosas sobre o clima na Europa e no mundo, mas também apóia a política da UE para adaptar e reduzir os danos. O C3S visa fornecer dados climáticos consistentes e acessíveis que podem ser usados por um grande número de usuários - incluindo cientistas, tomadores de decisão política e o público. Os dados são baseados em bilhões de medições coletadas por tecnologias modernas, como satélites e estações meteorológicas. Com informações que remontam parcialmente à década de 1950, o C3S é um recurso importante dentro do sistema de ciências climáticas globais.
A cooperação européia na pesquisa climática, baseada no programa de captura do clima mundial (WCRP), é crucial para combater os desafios das mudanças climáticas. O C3S, que opera sob a direção do Centro Europeu de Previsões meteorológicas de médio prazo (ECMWF), trabalha em estreita colaboração com os provedores nacionais de serviços climáticos e instituições acadêmicas para criar e usar um amplo banco de dados. Reuniões e workshops regulares promovem a troca de conhecimentos e desenvolvimentos atuais.Efeitos do aquecimento global
As mudanças climáticas não são apenas refletidas nos registros de temperatura, mas também em dramáticas diferenças regionais no clima. O Serviço de Mudança Climática de Copernicus informou que o período de junho a agosto de 2023 foi globalmente o verão mais quente já registrado, com temperaturas que estavam a 0,7 graus Celsius acima da média de 1991 a 2020. A Europa Ocidental e o norte da Europa foram particularmente afetados este ano, onde o aumento da precipitação foi registrado, enquanto outras regiões como a Europa Oriental e o Mediterrâneo eram consideravelmente mais secas.
Essas mudanças também têm um impacto direto no meio ambiente e na sociedade. Por exemplo, o aquecimento global leva a um derretimento acelerado nos Alpes, o que não apenas altera a paisagem, mas também influencia o teor de sedimentos nos rios. Mesmo substâncias nocivas, como urânio e níquel, podem ser mais lançadas, o que traz riscos adicionais para a qualidade da água. O aumento do risco de quedas de rocha já levou ao fechamento de trilhas altas alpinas - um aviso claro das consequências das mudanças climáticas que afetam todos nós.
Details | |
---|---|
Ort | Europa, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)