O Irã anuncia o sistema nuclear secreto - a guerra com Israel está próxima?
O Irã anuncia o sistema nuclear secreto - a guerra com Israel está próxima?
Isfahan, Iran - O Irã anunciou a construção de um terceiro sistema nuclear como uma reação direta à pressão ocidental para divulgar seu controverso programa nuclear. Isso é feito no momento em que as tensões no Oriente Médio aumentam, e as preocupações com os possíveis ataques militares de Israel no Irã e suas instalações nucleares são ótimas. De acordo com
O Conselho da IAEA Gouveern em Viena aprovou uma resolução que acusa o Irã de não cumprir suas obrigações legais de cooperar. Essa resolução foi iniciada pela Alemanha, Grã -Bretanha, França e EUA e, em casos extremos, poderia levar ao envolvimento do Conselho de Segurança da ONU. Os inspetores da AIEA encontraram traços de urânio e referências a atividades secretas em sistemas não registrados, que também alerta a comunidade internacional. O Irã deu explicações inacreditáveis dessas atividades há décadas. Acusação e resistência
As autoridades iranianas condenaram a resolução da AIEA como motivada politicamente e anunciaram que o novo sistema de enriquecimento em Isfahan está sendo construído no subsolo. Os inspetores da AIEA visitarão em breve este local para revisar a situação no local. Em vista do fato de o Irã estar atualmente produzindo urânio com pureza quase compatível com armas e possui dois sistemas de enriquecimento de urânio, a preocupação está crescendo com um potencial confronto militar. O chefe nuclear iraniano Mohammed Eslami descreveu o novo sistema como "seguro e invulnerável".
alertam que a construção desse sistema poderia sobrecarregar significativamente a cooperação internacional e levar a um isolamento adicional do Irã. Além disso, a mídia americana relatou possíveis preparativos para um ataque às instalações nucleares iranianas. O presidente dos EUA, Donald Trump, também comentou a situação de segurança no Iraque e confirmou que o Irã não deveria ter armas nucleares. Ao mesmo tempo, ele se referiu às negociações em andamento para restringir o programa nuclear iraniano.
Futuro das negociações
No domingo, conversas bilaterais entre os EUA e o Irã devem continuar com o programa nuclear em Omã. A disputa sobre o programa nuclear iraniano aumenta, principalmente através do anúncio de Teerã, aumentando significativamente a produção de urânio enriquecido e modernizando centrífugas na nação Fordwow. O embaixador iraniano na AIEA, Reza Najafi, exige conformidade com os parâmetros acordados pelo Ocidente. No entanto, a AIEA fez grande preocupação com a situação e descobriu que Teerã violava suas obrigações.
A resolução da AIEA foi aceita com 19 votos, com a Rússia e a China votando, enquanto vários países se abstiveram. A UE já havia chamado o Irã para restringir e exigiu total cooperação com a AIEA. O Irã alertou a Alemanha, a França e a Grã -Bretanha de um erro estratégico para ingressar na resolução, enquanto a comunidade internacional espera uma solução pacífica em vista da situação tensa. Discussões adicionais entre os dois países estão programadas para 15 de outubro em Maskat, mas as negociações sobre possíveis restrições ao programa nuclear iraniano estão sendo executadas sem nenhum progresso significativo desde abril.
Details | |
---|---|
Ort | Isfahan, Iran |
Quellen |
Kommentare (0)