Ver de volta: marcos de política nuclear e segurança de radiação

Ver de volta: marcos de política nuclear e segurança de radiação

Em 2 de junho de 2025, a exposição "Living With Radiation" será aberta, o que apresenta os resultados de um projeto de pesquisa abrangente da Universidade Friedrich Alexander Erlangen-Nuremberg (FAU). Sob a direção do Prof. Dra. Maria Rentetzi examina os marcos centrais do projeto da política nuclear e da segurança da radiação. A FAU recebeu financiamento de dois milhões de euros do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). A exposição ocorrerá de 12 de junho a 31 de agosto no Museu Siemens Med.

A importância da proteção da radiação aumentou significativamente ao longo do tempo, especialmente após a toxicidade da radiação radioativa em medicina, pesquisa e indústria foi reconhecida. Na década de 1960, foram desenvolvidos os fundamentos legais para proteção contra radiação após acidentes nucleares, como o incidente catastrófico em Chernobyl. A exposição ilumina como os desenvolvimentos sociais e políticos foram baseados nesse progresso.

Papel da Autoridade Internacional de Energia Nuclear

Um ator central no desenvolvimento de diretrizes de proteção de radiação é o Aviação Atômica Internacional (IAEA) , que foi fundada em 1957. Essa autoridade, que emergiu de uma colaboração entre os Estados Unidos e a União Soviética, busca o objetivo de promover as aplicações de energia nuclear para paz, saúde e prosperidade e, ao mesmo tempo, impedir o uso militar.

A AIEA tem uma longa história de cooperação que se estende ao início da tecnologia nuclear. Já em 1925, os primeiros padrões de proteção contra radiação foram decididos em uma conferência de radiologia internacional. Desde então, a agência expandiu continuamente seu papel na determinação dos padrões globais de segurança e realiza relatórios regulares sobre desenvolvimentos em energia atômica na Assembléia Geral da ONU.

Marcos históricos

A AIEA, com sua sede em Viena, fez contribuições significativas para a segurança e promoção das tecnologias nucleares desde que foi fundada. Especialmente após o bombardeio atômico sobre Hiroshima e Nagasaki, a necessidade de conversas diplomáticas para a padronização de diretrizes de proteção tornou -se evidente. A AIEA também mantém escritórios regionais em Nova York, Genebra, Toronto e Tóquio e organiza programas internacionais que apóiam, por exemplo, a aplicação da tecnologia nuclear em medicina e agricultura.

A exposição "Living With Radiation" também responderá ao papel dos cientistas nessa área e, assim, criará uma consciência social do tópico. Como Rentetetzi e sua equipe descobrem, uma abordagem abrangente para a proteção de radiação não é apenas um desafio técnico, mas também requer uma profunda compreensão dos contextos e desenvolvimentos sociais.

O IAEO registrou inúmeros sucessos, incluindo a manutenção do Prêmio Nobel da Paz em 2005. No entanto, também há críticas ao seu apoio ao uso civil da energia nuclear, apesar da estrita vigilância do uso militar. Um elemento do seu trabalho é as redes especiais de reação e suporte que são ativadas em caso de emergências nucleares para fornecer ajuda rápida e especializada.

A exposição não apenas apresentará conhecimento científico significativo, mas também examinará as complexas dimensões sociais, políticas e históricas da política nuclear.

Details
OrtWien, Österreich
Quellen

Kommentare (0)