Diferenças de pensão: os homens recebem 52% a mais do que as mulheres na Alemanha!
Diferenças de pensão: os homens recebem 52% a mais do que as mulheres na Alemanha!
Frankfurt (Oder), Deutschland - A diferença de pensão entre homens e mulheres continua sendo um dos problemas sociais mais prementes da Alemanha. As análises atuais mostram que os homens recebem 52 % mais pensões do que as mulheres em média. A situação para as mulheres no Ocidente é particularmente dramática, onde as diferenças são maiores do que no leste do país. Embora as mulheres na Alemanha Oriental sejam frequentemente completas e a lacuna possa ser reduzida, as reivindicações de pensão no Ocidente ainda são graves difíceis de dificultar a dificuldade de fazer papéis sociais, renda desigual e falta de atendimento às crianças. De acordo com zeit , uma reforma fundamental do sistema de aposentadoria é perguntada a mais que mais do que o mais.
Quão altos são essas reivindicações de pensão? Um exemplo ilustra a dimensão: com direitos médios de 500 euros para mulheres e 1.000 euros para homens, surge uma lacuna de pensão de gênero (GPG). Essa discrepância é particularmente pronunciada na Alemanha Ocidental. O GPG é de até 48 % dos anos mais antigos, enquanto cai para apenas 11 % das coortes mais jovens. No leste, por outro lado, essa lacuna até muda - aqui as mulheres na juventude têm direitos mais altos que os homens, o que resulta em um GPG de 6 %. Isso é evidenciado pelos dados de racenedate .
Causas de desigualdade
A lacuna de pensão de gênero não é apenas influenciada pelo valor do seguro de pensão estatutário, mas também pelo Esquema de Pensões da Companhia (BAV). Aqui, os números mostram que os homens na Alemanha Ocidental têm uma participação 21 % maior em BAV do que as mulheres. Isso leva a um intervalo de 43 % para a coorte mais antiga. Como os elementos sociais estão ausentes no BAV, esses fatores contribuem significativamente para a desigualdade existente. As diferenças na provisão de aposentadoria privada (PAV) são mais baixas, mas o GPG permanece alto devido a depósitos mais baixos das mulheres, como nas pesquisas de .
Um desenvolvimento emocionante é evidente na Alemanha Oriental: aqui o GPG é particularmente baixo na coorte mais jovem, que reflete mudanças sociais nos últimos anos. Os elementos de remuneração social no seguro de pensão estatutário (GRV), como regulamentos sobre a criação de crianças, parecem ter efeitos positivos na igualdade de gênero na provisão antiga. No entanto, a situação permanece complexa e não apenas requer uma olhada nos regulamentos legais, mas também em todo o sistema de disposição de aposentadoria na Alemanha. Resumiu, pode -se dizer que a diferença de pensão que separa homens e mulheres um do outro está profundamente enraizada nas estruturas sociais e requer medidas políticas e individuais. A longo prazo, ele só pode ser compensado por uma participação aprimorada do emprego em mulheres e educação de pensões baseadas em parceria. Portanto, o tópico permanece altamente tópico e requer toda a nossa atenção.
Details | |
---|---|
Ort | Frankfurt (Oder), Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)