Crise econômica na Alemanha Central: nenhuma melhoria à vista!
Crise econômica na Alemanha Central: nenhuma melhoria à vista!
Halle (Saale), Deutschland - A situação econômica na Alemanha Central permanece tensa. Em 16 de junho de 2025, as câmaras comerciais de Leipzig e Halle (Saale) publicaram seu atual relatório econômico. Os resultados são preocupantes: a situação da economia da Alemanha Central não melhorou em comparação com o ano anterior. As empresas continuam a lutar com uma fase de recessão persistente que se reflete em uma situação de negócios nublada. De acordo com o relatório da Câmara de Artesanato e da Câmara de Indústria e Comércio, o índice climático econômico da região aumentou para 32 pontos- um aumento em um ponto, mas longe do nível mais alto de 89 pontos da primavera de 2018. Esses números fracos mostram que a recreação esperada na indústria não conseguiu se materializar.
Além dos sérios desafios na Alemanha Central, os cromos também são refletidos em nível nacional. A economia alemã possui um menos no produto interno bruto (PIB) e segue para uma recessão técnica depois de ter experimentado dois quartais menos seguidos, como
A situação preocupante é reforçada pela vontade hesitante de investir na empresa. O equilíbrio de investimento permanece inalterado porque muitas empresas relutam em investir na Alemanha. Para fortalecer a economia doméstica, as câmaras econômicas da Alemanha Central estão pedindo medidas urgentes, incluindo a redução dos custos de energia - especialmente o imposto sobre eletricidade - o alívio de pequenas e médias empresas de tamanho e redução da burocracia. Essas demandas visam melhorar as condições da estrutura e aliviar as empresas.
Perspectivas econômicas gerais
As perspectivas econômicas para a Alemanha também são tudo menos rosadas no momento. Embora o governo federal espere um ligeiro PIB mais de 0,4 %, a economia indica apenas um mini-crescimento de 0,2 %. Alta inflação e, ao mesmo tempo, aumentando os números de desemprego - em julho, o número de desempregados aumentou para 2,617 milhões - diminui o poder de compra dos consumidores e a demanda por trabalhadores é cautelosa. ) A economia alemã, que é particularmente grave devido aos altos custos e impostos de energia, bem como à escassez de trabalhadores qualificados.
Em resumo, a situação permanece exigente em nível regional e nacional. As vozes das câmaras e associações exigem soluções para garantir a competitividade das empresas e encontrar a saída da crise. Os próximos meses mostrarão se e como as medidas necessárias podem ser implementadas para colocar a economia alemã de volta aos trilhos.Details | |
---|---|
Ort | Halle (Saale), Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)