Ministro da Cultura Klepsch: Estágio no Museu Industrial de Chemnitz!

Ministro da Cultura Klepsch: Estágio no Museu Industrial de Chemnitz!

Em 11 de junho de 2025, Barbara Klepsch, Ministra de Estado da Saxon, para cultura e turismo, ganhará sua primeira experiência prática como parte de um novo programa da Associação de Museus Alemã. Esta etapa pretende transmitir uma melhor compreensão de trabalhar em museus. Klepsch, presidente da Conferência dos Ministros Culturais (Kultur-MK), trabalhará no Museu Industrial de Chemnitz na próxima quarta-feira. Suas tarefas incluem limpeza de objetos, preparação de exposições e realização de manifestações para alunos nas quais eles os ensinam a operar máquinas. Essa experiência prática também é documentada por uma equipe de vídeo e mais tarde deve ser publicada como uma breve documentação. According to FAZ , the goal of this program is to create a deeper understanding of political decision-makers for the challenges and tasks of museums.

A Associação de Museus Alemã, que representa mais de 7.000 instituições no setor de museus, iniciou esses estágios para promover a troca entre o mundo político e as instituições culturais. Sylvia Willkomm, diretora administrativa da Associação de Museus Alemã, enfatiza a importância dessa troca para decisões informadas na política cultural. Já em 2025, Klepsch assumirá a presidência da Conferência de Ministros da Cultura, que sublinha a importância de suas experiências durante o estágio. A iniciativa não é nova; A Rede de Organizações do Museu Europeu (NEMO) já implementou com sucesso programas semelhantes, como um estágio no Museu de Ludwig, em Aachen, em que Sabine Verheyen participou, presidente do Comitê de Cultura e Educação do Parlamento Europeu.

Insights sobre o trabalho do museu

Durante seu estágio, Klepsch trabalhará em várias áreas do museu, incluindo caixa registradora e loja, educação e mediação, depósito e restauração, bem como a construção de eventos. Essas incorporações práticas devem não apenas promover a compreensão do trabalho do museu, mas também indicar a função central dos museus como um local para educação, troca e cultura de debate em uma sociedade democrática. Em vista da crescente polarização social, que percebe mais de 70% dos museus na Europa, o apoio político a museus é de importância crucial. museumsbund Em uma pesquisa atual, mostra que 47% do apoio político entrevistado aos museus avaliados como insuficientes O estágio de Klepsch cai em um momento em que a Associação de Museus alemães está ativamente comprometida com um apoio político mais forte, a fim de garantir a viabilidade futura dos museus. Isso é feito no contexto do acordo de coalizão do atual período legislativo, que requer apoio confiável e a garantia da independência dos museus. Além disso, a estratégia nacional de resiliência leva em consideração o papel dos museus como uma infraestrutura crítica.

Details
OrtChemnitz, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)