Trump planeja tarifas drásticas de aço: 50 % a partir de agora!

Trump planeja tarifas drásticas de aço: 50 % a partir de agora!

O presidente Donald Trump anunciou recentemente que dobraria as tarifas sobre a importação de aço para os Estados Unidos de 25 % para 50 %. Esta decisão foi anunciada em um discurso na frente de funcionários de uma empresa de aço na Pensilvânia. Trump argumenta que as tarifas crescentes fortalecerão a indústria siderúrgica dos EUA e garantirão a segurança nacional dos Estados Unidos. As novas tarifas fazem parte de um anúncio abrangente que também inclui uma penalidade de 10 % para quase todas as importações que já entraram em vigor e afetam muitos parceiros comerciais, incluindo a China e a União Europeia. A legalidade de muitas dessas tarifas é verificada em vários procedimentos legais, mas as novas tarifas de aço devem permanecer não afetadas por essas disputas legais. Os efeitos das tarifas mais altas podem continuar a tornar a importação de produtos de aço para os EUA mais difíceis e exigir negociações ativas entre os parceiros comerciais afetados, em particular a UE, para obter acordos comerciais que permitem uma redução nas tarifas.

Essas tarifas entraram em vigor na noite de 12 de março de 2025. Exceções para certos bens da UE e de outros países foram suspensos. Trump justificou as tarifas com a alegação de que importações excessivas, especialmente de países como a China, ameaçam a segurança nacional dos Estados Unidos, inundando o mercado com metal barato. Cerca de um quarto do aço usado nos EUA é importado e, em relação ao alumínio, é superior a 40 %, com os principais fornecedores Canadá, Brasil e México.

Reações e efeitos

A União Europeia já reagiu às tarifas com contramedidas. A UE importa cerca de 10 % do aço e 15 % do alumínio para os Estados Unidos, com os Estados Unidos sendo o mercado de vendas mais importante para a indústria siderúrgica européia. A UE ameaçou introduzir tarefas de retaliação nos produtos dos EUA. Especialistas alertam que isso lembra um conflito comercial anterior entre a UE e os EUA. Durante o mandato de Joe Biden, concluiu -se que um acordo de paralisação que diminuiu as tarifas, mas os desenvolvimentos atuais poderiam colocar em risco esse alívio.

Além disso, mais tarifas sobre as importações de aço e alumínio são planejadas a partir de 2 de abril de 2025, que são chamadas tarifas mútuas e destinam -se a ajudar a superar a corrigindo o peso do varejo. Após a referência de Trump em novembro de 2024, o Parlamento Europeu já havia realizado um debate sobre os efeitos das novas tarifas sobre as relações transatlânticas. Vários parlamentares líderes da UE pediram uma continuação da cooperação, enquanto outras vozes críticas eram altas às tarifas. Maroš Šefčovič da Comissão Europeia estava preocupada com os efeitos nocivos das tarifas sobre empresas e consumidores, enquanto Bernd Lange se referiu a possíveis contra -tarifas.

O anúncio de Trump sobre as tarifas sobre aço e alumínio não é apenas um tópico econômico, mas também afeta questões políticas essenciais. Um comércio internacional aberto, justo e regular é considerado principalmente para evitar a escalada dos conflitos comerciais.

Details
OrtPennsylvania, USA
Quellen

Kommentare (0)