Planos de desenvolvimento para Tempelhofer Feld: Os berlinenses dizem claramente não!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tempelhofer Feld em Berlim recebe resistência ao desenvolvimento. Os cidadãos e os vencedores dos concursos confiam na aplicação da lei.

Tempelhofer Feld in Berlin erhält Widerstand gegen Bebauung. Bürger und Preisträger eines Wettbewerbs setzen auf Erhalt des Gesetzes.
Tempelhofer Feld em Berlim recebe resistência ao desenvolvimento. Os cidadãos e os vencedores dos concursos confiam na aplicação da lei.

Planos de desenvolvimento para Tempelhofer Feld: Os berlinenses dizem claramente não!

Um animado espaço aberto foi estabelecido no antigo Aeroporto de Tempelhof, que não é mais usado para operações de voo desde 2008. Tempelhofer Feld tornou-se agora um local popular para relaxamento, lazer e esporte, atraindo berlinenses para atividades como patinação e patinação em linha. A área pertence ao estado de Berlim e goza da proteção da “Lei para a Preservação de Tempelhofer Feld”, que foi aprovada em referendo em 2014 para neutralizar o risco contínuo de desenvolvimento.

Atualmente está sendo realizado um concurso de ideias arquitetônicas para moldar o futuro de Tempelhofer Feld. Quatro dos seis projetos premiados não previram nenhum desenvolvimento. Estas mentes criativas do Some Place Studio, FWD Landscape Architecture, Raumlabor, Franz Rechke Landschaftsarchitektur e BBZ Landschaftsarchitekten estão alertando para uma mudança na lei que poderia abrir novos caminhos para o desenvolvimento. Eles defenderam a manutenção dos regulamentos existentes sob a Lei de Campo de Tempelhofer, a fim de proteger o patrimônio único do campo. Esta informação também foi confirmada pelo Departamento de Desenvolvimento Urbano do Senado de Berlim, que iniciou o concurso como parte de um processo de diálogo abrangente sobre a utilização futura do campo que leva em conta a opinião pública.

Engajamento cidadão

A discussão sobre o desenvolvimento do Tempelhofer Feld mantém os berlinenses em suspense. Um total de 275 cidadãos seleccionados aleatoriamente participaram nos últimos workshops de diálogo, a maioria dos quais se manifestou contra o desenvolvimento. No terceiro workshop de diálogo, que teve lugar recentemente, quase 40 das cerca de 80 pessoas presentes assinaram uma declaração na qual também defendiam contra o desenvolvimento. As suas preocupações centram-se principalmente na possibilidade de o envolvimento dos cidadãos no processo de diálogo poder ser mal utilizado para meramente simular a participação dos cidadãos. Estas preocupações são importantes porque reflectem o forte desejo de preservar Tempelhofer Feld na sua forma actual.

O governo de coligação composto pela CDU e pelo SPD tem prestado especial atenção a esta matéria, uma vez que Berlim tem sido confrontada com novos desafios nos últimos anos, especialmente no mercado imobiliário. Embora esteja sendo discutido um desenvolvimento periférico cuidadoso, a maior parte da área ainda deve ser preservada para recreação, lazer e cultura. Este é um rumo claro que os protagonistas da competição apoiam.

Perspectivas para o futuro

O processo de diálogo sobre o desenvolvimento futuro do campo de Tempelhof continua emocionante. Embora, por um lado, sejam promovidas abordagens criativas para soluções e um amplo intercâmbio entre a população, por outro lado, a proteção do local contra interesses comerciais é uma preocupação central. O cerne da questão reside agora em encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e as exigências sociais, bem como as necessidades recreativas dos cidadãos. corrente final relatórios sobre os desenvolvimentos como o Departamento de Desenvolvimento Urbano do Senado continua a envolver-se ativamente no diálogo com os cidadãos.