Berlim continua sendo uma toupeira de nascimento: a taxa mais baixa da Alemanha!

Berlim continua sendo uma toupeira de nascimento: a taxa mais baixa da Alemanha!

Berlin, Deutschland - Na Alemanha, a taxa de natalidade está sob a pressão de uma tendência longa de pastagem. The latest survey shows that Berlin has the country's lowest birth rate again in 2024. According to rbb24 the number is only 1.21 children per woman. Para comparação: a Lower Saxony lidera o ranking com 1,42 crianças, enquanto Brandenburgo como estado da Alemanha Oriental pode criar 1,34 crianças por mulher.

A taxa de natalidade em Berlim, no entanto, aumentou ligeiramente em comparação com o ano anterior, de 1,17 para 1,21 crianças. No entanto, a tendência não é positiva em toda a Alemanha: a taxa de natalidade caiu dois por cento em 2024, o que pode ter extensos efeitos sociais. Em geral, a idade média das mães é de 31,8 anos no nascimento, enquanto os pais têm, em média, 34,7 anos.

nascimentos e tendências atuais

statista Mostre a tendência solidificadora: em 2023, cerca de 693.000 recém -nascidos foram registrados na Alemanha, que corresponde a uma queda de 6,2 % em comparação com os anos anteriores. Esse número tem sido o mais baixo desde 2013 e a taxa de natalidade é de 8,2 crianças por 1.000 habitantes em comparação com 9,6 em 2021. A taxa de fertilidade das mães alemãs é uma média de 1,3 filhos por mulher, enquanto mães estrangeiras com mais de 1,7 filhos têm números mais altos, mas também estão em uma tendência de queda.

Uma olhada nos vários fatores mostra que a taxa de natalidade tem sido um declínio constante desde o final dos anos 90. De mais de 810.000 recém -nascidos em 1997, o número chegou a cerca de 663.000 em 2011, o que tem sido o mínimo desde a reunificação. O aumento nos nascimentos até 2016 foi devido a vários fatores, como o aumento da imigração e a expansão dos cuidados infantis, mas os números estão voltando desde 2017.

O futuro das taxas de natalidade

A situação é preocupante. De acordo com as estatísticas de destatis , a Alemanha tem ouvido mais mortes do que nascimentos por muitos anos. Em 2023, o déficit congênito era de cerca de 335.000, o que reforçou os desafios do envelhecimento da empresa. Esses desenvolvimentos não só poderiam sobrecarregar o sistema de pensão e cuidados, mas também aumentar a escassez de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho. Apesar dos altos números de imigração, as mudanças demográficas não puderam ser interrompidas.

Nesse contexto, fica claro que temos que lidar com a questão de como o estado e a sociedade podem reagir a essas mudanças. Resta saber se e como as taxas de nascimento podem se estabilizar ou até aumentar nos próximos anos - a pressão é definitivamente alta e é importante tomar medidas proativas.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)