A histórica reforma administrativa de Berlim: Clareza para cidadãos e distritos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Berlim está a planear uma reforma administrativa abrangente para regular claramente as responsabilidades. O Senado aprovou por unanimidade um pacote legislativo para a reforma, que está prevista para entrar em vigor em 2026.

Berlin plant eine umfassende Verwaltungsreform, um Zuständigkeiten klar zu regeln. Der Senat beschloss einstimmig ein Gesetzespaket für die Reform, die 2026 in Kraft treten soll.
Berlim está a planear uma reforma administrativa abrangente para regular claramente as responsabilidades. O Senado aprovou por unanimidade um pacote legislativo para a reforma, que está prevista para entrar em vigor em 2026.

A histórica reforma administrativa de Berlim: Clareza para cidadãos e distritos!

A discussão sobre uma reforma administrativa abrangente em Berlim deu um passo decisivo. As facções CDU, SPD, Verdes e Esquerda na Câmara dos Representantes eliminaram os últimos conflitos e estão agora unidas em torno da alteração, que visa criar a clareza necessária nas responsabilidades entre o estado e os distritos. Este relatório rbb24.

Na terça-feira, o Senado aprovou por unanimidade um pacote legislativo para esta reforma. O presidente da Câmara, Kai Wegner, da CDU, descreve a reforma como uma forma de acabar com o duradouro “pingue-pongue da autoridade” e vê-a como uma “oportunidade histórica” – uma ideia que também é partilhada pelo líder do grupo parlamentar do SPD, Raed Saleh, que elogia a reforma como um grande sucesso.

Um plano claro para o futuro

Esta reforma está ancorada nas questões sérias da coligação negra-vermelha, e os objectivos são claros: trata-se de atribuir responsabilidades precisas e melhorar o controlo em toda a cidade. Uma mudança significativa inclui a substituição da Lei de Jurisdição Geral (AZG) por uma nova lei de organização estatal. Isso também parece berlim.de antes.

O governo e os deputados querem que os distritos sejam fortalecidos nas suas tarefas de implementação para os cidadãos e as empresas. Um catálogo uniforme que mostre todas as tarefas da administração de Berlim e as responsabilidades correspondentes deverá ajudar a evitar possíveis confusões. O princípio da conectividade, que se centra nos recursos dos distritos para novas tarefas, também está ancorado na reforma.

Passos importantes nos próximos meses

A reforma está prevista para entrar em vigor no início de 2026. A comissão principal do Parlamento irá discutir e votar as últimas alterações propostas na quarta-feira. A decisão final na Câmara dos Deputados está marcada para 26 de junho. Um projeto da nova lei será apresentado este ano e será sujeito a deliberações parlamentares Jornal de Berlim complementado.

Os primeiros passos para a reforma administrativa já foram dados nos últimos meses, incluindo o desenvolvimento de uma lista abrangente de tarefas, que deverá estar concluída em Outubro de 2025. Berlim enfrenta, portanto, um realinhamento fundamental da sua administração, que é adaptada às necessidades dos seus cidadãos e ao funcionamento da cidade.