O ex-membro do SPD se torna um lobista de gás-a mudança causa problemas!

O ex-membro do SPD se torna um lobista de gás-a mudança causa problemas!

Berlin, Deutschland - A mudança dos políticos em fazer lobby causar repetidamente discussões sobre conflitos de interesse e a influência dos grupos de lobby na formação de vontade política. Um exemplo atual é o ex -membro do SPD do Bundestag Bengt Bergt, que trabalha como lobista da associação "A economia de gás e hidrogênio" desde 1º de junho de 2025. A própria associação representa cerca de 130 empresas na indústria de gás e está sediada em Berlim. De acordo com as informações de tagess são as edições de lobby anual.

Hergt, que agiu no Parlamento como vice -porta -voz da política energética, foi em particular confiada a infraestrutura de gás natural e sua promoção. Apesar de seu papel ativo no Bundestag, ele perdeu a entrada nas eleições em fevereiro de 2025. Durante seu tempo no Bundestag, ele também era membro do Comitê de Proteção e Energia Climática e do Conselho Consultivo da Agência Federal de Rede. As críticas de sua mudança para o lobby de gás não são injustificadas; A associação

Entre dezembro de 2021 e setembro de 2022, representantes de grandes empresas de gás se reuniram em média uma vez por dia com os principais políticos do governo federal, enquanto as associações ambientais quase não tinham contatos comparáveis. Enquanto isso, poucas grandes empresas, como Uniper e RWE, estão no topo da cadeia de suprimentos de gás e têm um impacto significativo nos cuidados básicos. A BASF, um grande usuário de gás, também emergiu como defensor do lobby de gás e pede decisões políticas que sejam úteis para os interesses da indústria.

Decisões políticas e conflitos de interesse

A situação ilustra como a indústria de gás é integrada ao processo de tomada de decisão política. O governo federal admite a indústria de gás nos comitês de consultoria um papel dominante, por exemplo, no Conselho Nacional de Hidrogênio. Isso é feito contra as demandas de associações ambientais que exigem uma representação e transparência equilibradas nas reuniões do lobby. Resta saber se a mudança de montanha e casos semelhantes levarão a um repensar na política no próximo tempo.

O problema é arredondado pela falta de licença de maternidade para os deputados que mudam para o lobbyismo. Embora os ex-ministros e secretários estaduais tenham que denunciar suas atividades fora do serviço público nos primeiros 18 meses, isso não se aplica aos deputados. Esse regulamento favorece uma aquisição de posições fluviais na indústria e levanta questões sobre a integridade do sistema político.

No geral, o caso do Bengt ilustra não apenas as conexões entre política e lobby de gás, mas também os desafios que o governo federal enfrenta em relação a um futuro de energia amigável do clima. Como ventos energéticos , os planos de proteção climática passados ​​já sofreram com a pressão dos interesses de lobby, o que significativamente mais difícil.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)