Cinco anos de Hospice Katharinenhaus: um lugar de humanidade comemorado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 20 de setembro, o hospício Caritas Katharinenhaus em Berlim-Hermsdorf celebrou o seu quinto aniversário com uma festa de verão. A prefeita distrital, Emine Demirbüken-Wegner, elogiou o valioso trabalho do hospício e sua importância para os cuidados paliativos.

Am 20. September feierte das Caritas-Hospiz Katharinenhaus in Berlin-Hermsdorf sein fünfjähriges Bestehen mit einem Sommerfest. Bezirksbürgermeisterin Emine Demirbüken-Wegner lobte die wertvolle Arbeit des Hospizes und dessen Bedeutung für die palliative Versorgung.
No dia 20 de setembro, o hospício Caritas Katharinenhaus em Berlim-Hermsdorf celebrou o seu quinto aniversário com uma festa de verão. A prefeita distrital, Emine Demirbüken-Wegner, elogiou o valioso trabalho do hospício e sua importância para os cuidados paliativos.

Cinco anos de Hospice Katharinenhaus: um lugar de humanidade comemorado!

No dia 20 de setembro, os hóspedes do hospício Caritas Katharinenhaus em Hermsdorf puderam vivenciar uma festa de verão muito especial. A ocasião foi o aniversário de cinco anos da unidade, que apoia e acompanha pessoas gravemente doentes e moribundas. Entre os simpatizantes estava a prefeita do distrito de Reinickendorf, Emine Demirbüken-Wegner (CDU), que enfatizou em seu discurso que um hospício não é apenas um lugar de fim, mas sim um lugar de encontro, compaixão e humanidade. O autarca elogiou o trabalho dos voluntários e das duas associações que trabalham incansavelmente para garantir o bem-estar dos doentes graves, e deixou claro: “Apesar da sua finitude, a vida ganha em valor e profundidade”. Relatórios Berlin.de sobre esta importante celebração.

O Caritas Hospice Katharinenhaus oferece um ambiente caloroso no qual não só os pacientes, mas também seus familiares recebem apoio abrangente. Começando com cuidados médicos e de enfermagem qualificados, passando pelo apoio individual dos serviços sociais e pelo apoio pastoral - aqui, morrer torna-se uma despedida digna que se centra na qualidade de vida nas últimas semanas e dias, apesar da doença mais grave. Este compromisso faz parte de uma tendência mais ampla na sociedade alemã que afecta o trabalho em cuidados paliativos e os cuidados paliativos.

Uma olhada no movimento hospice

O movimento hospice teve origem na década de 1960 e está firmemente estabelecido na Alemanha desde a década de 1980. O círculo de pessoas apoiadas está em constante expansão e existem atualmente cerca de 1.000 serviços de cuidados paliativos ambulatoriais em todo o país. Alto Diakonie.de Existem agora 282 hospícios para pacientes internados na Alemanha: 262 para adultos e 20 para crianças e jovens. Estas instalações oferecem não só cuidados paliativos, mas também apoio emocional e espiritual até ao último suspiro. O financiamento garante um mix interessante: 95% através de seguradoras de saúde e 5% através de doações privadas.

O trabalho paliativo não tem apenas a função de aliviar o sofrimento físico, mas também inclui um forte componente emocional que se manifesta no apoio e companheirismo aos familiares. Isto ajuda a aliviar as preocupações e os medos das pessoas afetadas e das suas famílias.

Desafios atuais no trabalho hospitalar

Cada vez mais pessoas na última fase da vida encontram o seu lugar em hospícios e centros de cuidados. Mas a indústria também enfrenta desafios: a escassez de pessoal e a formação inadequada são problemas comuns. Tagesschau.de mencionado que os cuidados paliativos atualmente não são reconhecidos como foco na formação de enfermagem, o que dificulta a prestação de cuidados adequados aos pacientes. Tendo em conta as alterações demográficas, é urgentemente necessário aumentar os cuidados paliativos, especialmente em lares de idosos.

O próximo debate no Bundestag, em 17 de outubro, discutirá formas de melhorar os cuidados paliativos e o trabalho em cuidados paliativos. Além disso, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, comemorado no segundo sábado de outubro, está chegando, um dia que visa aumentar a conscientização pública sobre as questões que envolvem a morte, o morrer e o luto.

O hospício Katharinenhaus realiza um trabalho valioso e continua sendo um lugar luminoso onde a humanidade e o calor acompanham os últimos dias.