Declínio do nascimento na Alemanha: estatísticas alarmantes 2023!
Declínio do nascimento na Alemanha: estatísticas alarmantes 2023!
The birth rate in Germany also shows a worrying tendency in 2023. With 1.35 children per woman, she is 2 % below the value of 2022, when 1.38 children per woman were born, reports ZDF today . A total of 677.117 crianças nasceram no ano passado, o que também representa um declínio de 2 % em comparação com 2022. Esses números em queda levantam questões e deixam espaço para discussões sobre a estrutura social que influenciam esses desenvolvimentos
A análise da taxa de natalidade mostra que o declínio na taxa de natalidade diminuiu. Embora tenha havido uma diminuição de 8 % em 2022, foi apenas 7 % em 2023. Curiosamente, a taxa de natalidade na área oriental da Alemanha com 1,27 crianças por mulher é menor do que nos estados federais ocidentais, onde a taxa é de 1,38 crianças por mulher.
diferenças regionais
Berlim se destaca com a menor taxa de natalidade de 1,21 crianças por mulher. Por outro lado, há a Baixa Saxônia, que tem a maior taxa de natalidade por mulher com 1,42 filhos por mulher. Uma olhada na Thuringia revela que a região registrou o declínio mais forte: aqui a taxa de natalidade caiu 7 %, para 1,24 crianças. Baden-württemberg, por outro lado, reserva o menor declínio em apenas 1 % e atinge uma taxa de 1,39 crianças.
Outro fator importante é a divisão de nascimentos após a nacionalidade. As mulheres com cidadania alemã têm apenas uma média de 1,23 crianças, que tem sido o menor valor desde 1996. As mulheres com cidadania estrangeira, por outro lado, têm 1,84 crianças, mas isso também significa declínio de 2 % em comparação aos anos anteriores. Esses números refletem uma tendência observada desde 2017: a frequência de nascimento entre mulheres estrangeiras está caindo continuamente.
O papel da idade
Um aspecto importante das estatísticas de nascimento é a idade média dos pais. Em 2024, a idade das mães foi de 30,4 anos no nascimento de seu primeiro filho e o dos pais aos 33,3 anos. Isso mostra que os pais tendem a envelhecer. Em 2015, a idade média nas mães ainda tinha 29,7 anos e para os pais 32,8 anos. Esse aumento na velhice pode afetar a taxa de natalidade, uma vez que os pais mais velhos podem ter menos filhos.
De acordo com o Escritório de Estatística Federal, que publica esses dados, a taxa de natalidade (taxa total de fertilidade, TFR) refere -se ao número de crianças que uma mulher tem, em média, se as condições de nascimento do ano em consideração permanecerem constantes. Esse é um importante valor medido para comparar e entender períodos e diferenças geográficas em que a sociedade controla. No momento, em tempos de mudança demográfica, surge a questão de como a Alemanha pode enfrentar os desafios do desenvolvimento do nascimento. As informações sobre as estatísticas de nascimento também podem ser visualizadas no site de destatis
Na Europa, a taxa média de natalidade é de 1,38 filhos por mulher e, há uma década, eram 1,51 filhos. Enquanto a Bulgária tem a maior taxa de natalidade na UE com 1,81 crianças, Malta e Espanha mostram os números mais baixos com 1,06 e 1,12 crianças. Esses diferentes valores ilustram os vários desafios que os países individuais enfrentam e convidam você a pensar em soluções à prova de futuras.
Nesse contexto, resta ver como a Alemanha reage à taxa de natalidade queda. A política deverá tomar medidas adequadas para permanecer em equilíbrio e, finalmente, também para garantir um futuro sustentável para as gerações futuras. A necessidade de motivar nossa família a iniciar uma família é algo.Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)