Alarme de calor em Berlim: piscinas exteriores preparam-se para um número recorde de visitantes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As piscinas exteriores de Berlim preparam-se para a afluência de visitantes no esperado calor do verão e as medidas de segurança estão a ser reforçadas.

Berliner Freibäder bereiten sich auf Besucheransturm bei erwarteter Sommerhitze vor, Sicherheitsmaßnahmen werden verstärkt.
As piscinas exteriores de Berlim preparam-se para a afluência de visitantes no esperado calor do verão e as medidas de segurança estão a ser reforçadas.

Alarme de calor em Berlim: piscinas exteriores preparam-se para um número recorde de visitantes!

As piscinas exteriores de Berlim enfrentam um verão quente. Com as temperaturas definidas para subir acima de 30 graus Celsius em 1º de julho de 2025, as piscinas estão preparadas para uma grande correria. Alto Espelho Diário As piscinas de Berlim já tomaram precauções para fazer face à esperada inundação de visitantes. Uma porta-voz das piscinas anunciou que além do número necessário de trabalhadores qualificados, o número de salva-vidas e de segurança também será ajustado nos dias quentes.

“Estamos em constante comunicação com a polícia”, disse a porta-voz. Isto é particularmente importante porque cerca de 99.000 pessoas frequentaram as piscinas exteriores nos dias quentes da semana passada – um número recorde. Porém, o calor também provocou situações desagradáveis: em frente a algumas piscinas ocorriam brigas entre os que esperavam quando era atingido o número máximo de visitantes. A polícia teve de intervir e pedir a alguns banhistas que reconsiderassem a espera pela entrada, conforme noticiado na Plataforma X.

Orientação ao visitante através da tecnologia

Para melhor controlar as aglomerações, será introduzido um “semáforo de lotação” no site das piscinas. Esta ferramenta parece já estar sendo utilizada pelos visitantes. As medidas de segurança foram melhoradas devido a incidentes anteriores: os requisitos de identificação e a verificação de bagagens fazem agora parte da vida quotidiana nas entradas. A videovigilância também foi instalada em algumas piscinas exteriores para aumentar a segurança, embora não tenham sido registados crimes nesta temporada.

Mas não são apenas as piscinas de Berlim que enfrentam o problema da superlotação. Toda a Alemanha enfrenta temperaturas extremas, de acordo com uma análise da Serviço Meteorológico Alemão mostra. Os recordes históricos de temperatura média anual foram registados em 2023 e 2024. As cidades são particularmente afetadas pelo aumento das temperaturas, o que levou muitos municípios a desenvolver planos de ação em matéria de calor. Jena, por exemplo, elaborou um plano abrangente para neutralizar os efeitos do calor, especialmente para os grupos vulneráveis.

Medidas de proteção e prevenção

O plano de acção contra o calor inclui uma variedade de medidas de prevenção, tais como campanhas de informação sobre protecção contra o calor e identificação de locais frescos onde as pessoas podem relaxar. Bebedouros e estruturas de sombra também fazem parte desses planos para facilitar o acesso à água e evitar superaquecimento. A situação é semelhante em Berlim, onde a procura por piscinas exteriores e locais com sombra aumenta constantemente devido às alterações climáticas.

Resta saber se haverá novamente engarrafamentos nas bilheteiras da piscina no próximo fim de semana – mas os sinais apontam para calor. Será emocionante ver como as piscinas em Berlim se adaptarão ao fluxo de visitantes e se as medidas entrarão em vigor para garantir um funcionamento suave e, acima de tudo, seguro das piscinas.