Mohrenstrasse é renomeado para Anton-Wilhelm-Amo-Straße: o Tribunal decide!
Mohrenstrasse é renomeado para Anton-Wilhelm-Amo-Straße: o Tribunal decide!
Mohrenstraße, 10115 Berlin, Deutschland - Uma disputa legal de um ano sobre a Mohrenstrasse em Berlim foi finalmente decidida: o Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandenburg rejeitou um pedido de um chamado contra a renomeação e, assim, confirmou a decisão anterior do Tribunal Administrativo. ze-se-strom-strom-strand.
Anton Wilhelm Amo, nascido por volta de 1703 no Gana de hoje, foi o primeiro filósofo e advogado africano conhecido na Alemanha. Em uma revolta, que há muito é solicitada pelos responsáveis pelo distrito de Mitte, liderados pelos verdes, o nome anterior é classificado como racista. Os moradores locais que resistiram à renomeação tiveram que derrotar no tribunal e, portanto, deixaram a disputa legal.Um passo em direção à justiça
A decisão do OVG agora é final. De acordo com zdf hoje Não há dúvidas sobre a legalidade do julgamento. A renomeação, que já foi decidida pela Assembléia Distrital em agosto de 2020, enfatiza os ecos discriminatórios do termo "mohr", um nome que danifica a reputação de Berlim.
O Tribunal Administrativo Superior constatou que a renomeação de estradas é ordens gerais no Interesse público e o controle judicial é severamente restrito no caso de contestar os moradores. A renomeação de acordo com o pensador africano está sendo implementado, como já iniciado pelo escritório do distrito em abril de 2021.
A discussão sobre o legado colonial
Mas a renomeação não tem apenas dimensões legais, mas também históricas. As Deutschlandfunk Kultur reports in detail, the term "Mohrenstraße" is criticized by activists such as Mnyaka Sururu Mboro, who compara-o com a palavra n. Tahir Della, da iniciativa para os negros na Alemanha, também pede uma mudança e vê no nome anterior, nomeando uma punição da história dos primeiros negros da cidade.
A história colonial da Alemanha, cujas raízes chegam até o século XVII, ressoa na discussão sobre Mohrenstrasse e a mudança de nome. Os críticos da renomeação argumentam que o novo nome também perdeu referências históricas. Em vez de uma mera mudança, eles querem pranchas pontudas que lidam com a história com dignidade. No entanto, acontece que muitos berlinenses mantêm a memória do comércio de escravos em um festival anual que ocorre em 23 de agosto e considera o novo nome como progresso.
A paisagem urbana de Berlim continuará a mudar renomeando. Essa decisão não é apenas um legal, mas também um passo em direção a uma sociedade não discriminatória que está ciente de seu passado colonial. Anton Wilhelm AMO é, portanto, reconhecido postumamente e uma cidade comprometida com o uso crítica de sua história é integrada.
Details | |
---|---|
Ort | Mohrenstraße, 10115 Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)