Tempestade baixa de Ziros: Perigo de vida nas florestas Spandau e Tegeler!
Berlim informa sobre o fechamento de Spandauer e Tegeler Forst até 4 de agosto de 2025 devido a danos causados por tempestades.

Tempestade baixa de Ziros: Perigo de vida nas florestas Spandau e Tegeler!
As florestas ao redor da capital não descansam. Como berlim.de relatado, as florestas Spandauer e Tegeler estão fechadas à entrada e circulação até 4 de agosto de 2025. A razão para esta medida draconiana são os enormes danos causados pela tempestade Ziros no final de junho. A situação de perigo é grave: existe risco de vida nas zonas afectadas, razão pela qual os visitantes devem definitivamente estar atentos às barreiras e avisos existentes no local.
Na noite da tempestade, começaram os primeiros trabalhos de limpeza e segurança nas ruas e nas bordas dos assentamentos, que já estão praticamente concluídos. A limpeza sistemática dos caminhos florestais começará agora. Observe que pode haver diferenças entre as condições locais e as informações nos mapas. Portanto, é aconselhável seguir as instruções do pessoal florestal.
O risco de tempestades para nossas florestas
É especialmente em tempos como estes que fica claro o quão vulneráveis são as nossas florestas. Os povoamentos mais antigos, que muitas vezes apresentam maiores proporções de abetos, são particularmente suscetíveis a tempestades. Alto waldwissen.net Uma elevada proporção de abetos aumenta significativamente o risco de tempestades. Além disso, uma única mistura pode oferecer mais segurança, mas muitas vezes reduz a qualidade da deformação.
Estandes normais e bem fechados apresentam um alto nível de resistência mútua. No entanto, os esforços de desbaste realizados excessivamente podem aumentar o risco de danos provocados por tempestades a curto prazo. Isto pode ser remediado treinando gradualmente as florestas, o que melhora a sua resistência às tempestades durante um determinado período de tempo.
Mudanças climáticas e suas consequências
Mas não são apenas as tempestades que afectam as nossas florestas. Secas extremas e infestações por escaravelhos também causaram danos consideráveis nos últimos anos. Como bmel.de relatórios, as mudanças climáticas levaram a mais de 308 milhões de metros cúbicos de madeira de calamidade entre 2018 e 2023, predominantemente causada por tempestades, secas e pragas. A situação é particularmente tensa em estados federais como a Renânia do Norte-Vestefália, a Turíngia e a Saxónia.
A estabilidade do ecossistema florestal está em risco e a necessária reflorestação poderá afectar mais de 500.000 hectares. A condição atual deixa muito a desejar: um levantamento das condições da floresta mostra que 36% das árvores apresentam desbaste significativo de copa, enquanto apenas 21% são consideradas saudáveis.
Dados estes desafios, é ainda mais importante selecionar espécies e origens de árvores adequadas para a conversão florestal. O Ministério Federal já está trabalhando com os estados federais e associações para apoiar os proprietários florestais afetados. Programas de financiamento como o Programa de Ação para a Proteção Natural do Clima visam adaptar as florestas às alterações das condições climáticas e reforçar a sua resiliência.
Os responsáveis apelam à população para que seja atenciosa e leve a sério os encerramentos nas áreas florestais afectadas. A segurança está em primeiro lugar – especialmente nestes tempos turbulentos para as nossas valiosas florestas.