Futuro do ICC: Novos conceitos de arte e cultura em Berlim!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Berlim está a planear redesenhar o ICC com foco na arte, cultura e inovação. A competição de licitação vai até 2025.

Berlin plant die Neugestaltung des ICC mit Fokus auf Kunst, Kultur und Innovation. Bieterwettbewerb läuft bis 2025.
Berlim está a planear redesenhar o ICC com foco na arte, cultura e inovação. A competição de licitação vai até 2025.

Futuro do ICC: Novos conceitos de arte e cultura em Berlim!

Muita coisa está acontecendo em Berlim no que diz respeito ao futuro do Centro Internacional de Congressos (ICC). Em 2 de novembro de 2025, foi anunciado que apenas um grupo de licitantes ainda estava concorrendo. Este apresentou um conceito de utilização que se baseia nas diretrizes da arte, da cultura, das indústrias criativas, bem como da inovação e da tecnologia. Os outros candidatos não conseguiram cumprir suficientemente os requisitos do concurso e, portanto, não foram admitidos à fase seguinte. O objetivo do processo é encontrar um operador adequado para a ICC que irá explorar o edifício com um conceito viável e, se o contrato for adjudicado, será obrigado a renovar, renovar e, se necessário, convertê-lo, relata berlim.de.

As propriedades da ICC em Messedamm 9 permanecem propriedade do Estado de Berlim e são concedidas sob arrendamento por 99 anos. Isto oferece ao grupo de operadores seleccionado uma perspectiva de longo prazo para estabelecer os seus conceitos e preocupações no local, que visam promover não só o sector de congressos e eventos, mas também a cena criativa de Berlim. Dada a grande importância das indústrias criativas, o conceito promissor é uma perspectiva bem-vinda para a região.

Cultura e criatividade em foco

Mas como é isso nas indústrias culturais e criativas? Esta indústria desempenha um papel central na Alemanha. Trata da criação, produção, distribuição e divulgação mediática de bens e serviços culturais e criativos. Na Alemanha, as indústrias culturais e criativas alcançaram vendas de 174,1 mil milhões de euros em 2019, e a indústria está muito fragmentada – 90% das empresas são pequenas ou microempresas. Estes desenvolvimentos mostram quão vibrante e influente é a indústria cultural, bem como Wikipédia pode ser lido.

Tendo em conta estes números, não é surpreendente que o conteúdo criativo e os direitos de autor tenham ganhado maior destaque nos últimos anos. Entre outras coisas, a Coligação para as Indústrias Culturais e Criativas na Alemanha (k3d) foi fundada em 2021 para representar os interesses da indústria. O objetivo é reduzir os obstáculos burocráticos e criar condições competitivas justas para os artistas. Além disso, a digitalização é uma faca de dois gumes – embora abra novas oportunidades, também levou a um declínio nas vendas na indústria musical, especialmente devido a downloads não autorizados.

O significado da arte

Mas o que exatamente é arte? O termo tem uma raiz emocionante. É derivado do “kunst” do baixo alemão médio e significa habilidades e conhecimento. A arte não é, portanto, apenas a criação de obras, mas também as competências por detrás destas atividades criativas. Historicamente, a arte está intimamente ligada ao artesanato e ao conhecimento – muitas línguas compartilham uma palavra semelhante para arte, como esta Wikcionário iluminado.

No geral, mostra que o ICC não é apenas um projeto arquitetônico ou um local de eventos. Simboliza o potencial e a diversidade da indústria cultural na Alemanha. As abordagens artísticas, as ideias inovadoras e o desenvolvimento do nosso património cultural estão em primeiro plano e o exemplo da ICC mostra a importância destes aspectos para a sociedade.