35 anos de democracia: testemunhas contemporâneas relembram o caminho de Brandemburgo
Em 6 de novembro de 2025, o parlamento estadual de Brandemburgo celebrará o 35º aniversário da democracia no estado com testemunhas contemporâneas.

35 anos de democracia: testemunhas contemporâneas relembram o caminho de Brandemburgo
Em 6 de novembro de 2025, o segundo evento da série “Fórum Democracia” aconteceu no plenário do parlamento estadual de Brandemburgo. Por ocasião do 35º aniversário do parlamento estadual, cuja primeira eleição ocorreu em outubro de 1990, numerosas testemunhas contemporâneas proeminentes foram convidadas para discutir os primórdios da democracia em Brandemburgo. Moderado pelo Presidente do Parlamento Estadual, Prof. Ulrike Liedtke, os presentes vivenciaram uma discussão animada e esclarecedora.
Os participantes incluíram personalidades conhecidas como Alwin Ziel, ex-vice-primeiro-ministro, e Jes Möller, ex-presidente do tribunal constitucional estadual. Barbara Richstein, ex-vice-presidente do Parlamento do Estado, e Beate Blechinger, ex-deputada e ministra da Justiça, também estiveram representadas. Thomas Domres, também ex-deputado estadual, juntou-se ao grupo e garantiu uma valiosa troca de memórias e insights.
O espírito dos anos 90
A discussão abordou temas como o desenvolvimento de instituições e estruturas democráticas em Brandemburgo. Os participantes recordaram o espírito de cooperação que prevaleceu na década de 1990 e refletiram sobre a fracassada fusão de Brandemburgo com Berlim. Foi dada especial atenção à importância da comissão criada em 1990 para redigir a constituição do estado. Foi destacado que mesmo vozes do grupo parlamentar da CDU votaram a favor da Constituição, apesar das preocupações iniciais.
O termo “Caminho de Brandemburgo” foi mencionado diversas vezes nas discussões e é um símbolo do processo especial de desenvolvimento da região. O objetivo da série “Fórum Democracia” é promover o diálogo entre política, ciência, arte e sociedade e dar exemplo de valores democráticos.
Uma troca animada
Numerosos ex-membros do parlamento estadual, bem como cidadãos interessados, tiveram a oportunidade de fazer perguntas às testemunhas contemporâneas e conversar com elas. Isto promoveu um intercâmbio animado e mostrou como é importante manter os valores democráticos ainda hoje. O evento foi gravado e está disponível na mediateca do Parlamento do Estado de Brandemburgo, para que mesmo quem não pôde estar presente pessoalmente possa desfrutar deste diálogo informativo.
Brandemburgo, um estado federal no nordeste da Alemanha, tem uma história interessante. Surgiu no século IX e tornou-se uma parte significativa do Sacro Império Romano. Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, é o quinto maior estado alemão em área e uma das regiões menos densamente povoadas. Potsdam como capital e outras cidades como Cottbus e Frankfurt (Oder) moldam a imagem do país, que é agora muito popular devido ao seu ambiente natural e economia diversificada, incluindo a Tesla Gigafactory.
O evento reflete a importância de aprender as lições da história e continuar a promover o diálogo sobre os valores da democracia no futuro. Brandemburgo não só tem um passado agitado, mas também um futuro emocionante pela frente, que se caracteriza pelo forte empenho dos cidadãos e dos intervenientes políticos.