CSD em Eberswalde: Centenas de celebrações celebram a diversidade, apesar do distúrbio da AFD!

CSD em Eberswalde: Centenas de celebrações celebram a diversidade, apesar do distúrbio da AFD!

Em 21 de junho de 2025, Eberswalde comemorou o Christopher Street Day (CSD) com um desfile colorido para a diversidade e o estranho certo. Centenas de participantes seguiram o pátio da estação sobre a Eisenbahnstrasse e a praça do mercado para o parque em Weidedamm. Os organizadores esperavam de 1500 a 2000 pessoas, o que representa um aumento significativo para os aproximadamente 1000 participantes do primeiro CSD no ano anterior. Ao fazer isso, eles estabeleceram um sinal claro de tolerância e visibilidade, apesar das circunstâncias adversas que chegaram às manchetes repetidamente nas últimas semanas.

Paralelo ao CSD, um festival de verão do AFD ocorreu no mercado, mas era bastante magro com menos de 100 participantes. Enquanto o trem de demonstração passou no evento da AFD, um aumento da presença policial garantiu que não houvesse incidentes. A polícia relatou um curso pacífico do evento, o que não tornou necessário missões. O pano de fundo dessas medidas especiais de segurança foi um ataque violento a um festival multifuncional em Bad Freienwalde, no qual duas pessoas ficaram feridas. Os órgãos estaduais fizeram com que esses incidentes aumentassem visivelmente seus serviços de emergência para garantir a segurança dos participantes.

Protesto e desafios pacíficos

O compromisso policial em Eberswalde também foi sustentado pelas recentes estatísticas sobre crimes contra pessoas queer. Em Brandenburgo, os ataques aumentaram significativamente em 2024 - de 68 casos no ano anterior para 118, o que significa um aumento de cerca de 74 %. Os organizadores do CSD queriam combater essa triste tendência, fazendo um forte sinal de aceitação e igualdade.

O chefe de polícia de Brandenburgo, Oliver Stepien, estava pessoalmente no local para observar a situação e respeitar os serviços de emergência. "Agora ainda mais" - com este lema, os membros organizadores da comunidade queer permaneceram sem se deixar deixar de serem divididos, apesar da situação tensa. Como em outras cidades de Brandemburgo, mais CSDs já estão no programa: em julho, os eventos em Falkensee, Wittenberge, Luckenwalde, Neuruppin, Bad Belzig e Bernau, perto de Berlim, estão planejados.

Uma olhada nas tensões sociais

A atmosfera em torno dos eventos de CSD não foi apenas moldada por um humor da festa. Em vista dos crescentes ataques à comunidade de Queere na Alemanha, os CSDs são cada vez mais acompanhados por tensões. Em Berlim-Marzahn, uma demonstração da cena extremista de direita é registrada contra uma "parada do orgulho", e grupos de jovens extremistas de direita pedem contra-ações. A tentativa do AFD de proibir bandeiras de arco -íris em edifícios públicos também mostra como a sociedade está polariza nesse campo.

No entanto, a comunidade queer permanece ativa e visível. Os organizadores do desfile de Eberswalder enfatizam que, apesar de todas as adversidades, alguém se reúne e entra em seus próprios direitos, independentemente de quão desafiador as circunstâncias possam ser. Nesse sentido, Eberswalde mostra que a diversidade pode e deve ser comemorada, e fica claro: a solidariedade cria mudanças.

Brandenburg-cseberswalde-afd-sommerfest.htm/alt=amp.html "Target =" _blawer RBB24 Relatórios que …/a> tagess Nordkurier complementa o contexto com ...

Details
OrtEberswalde, Brandenburg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)